Pular para o conteúdo
Search

Mulheres no Audiovisual: curso em Macaé é lançado com palestra sobre roteiro

Ao final dos cursos será produzido um evento público e gratuito de exibição dos trabalhos desenvolvidos pelas alunas.
Curso Mulheres no Audiovisual, Secretaria da Mulher. Macaé/RJ.

Um projeto de empoderamento que busca valorizar o olhar da mulher contemporânea sobre a condição feminina. Esse é o objetivo do curso “Mulheres no Audiovisual”, lançado na noite de terça-feira (31), na Secretaria de Políticas para as Mulheres, com uma palestra sobre roteiro.

O projeto é uma realização do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, com patrocínio da Lei Rouanet e da empresa Air Liquide, executado pela Numen Produtora. Por meio de cursos de produção de vídeos exclusivos para mulheres, com idade a partir de 17 anos, pretende dar espaço à visão das participantes sobre as diferentes representações da mulher na sociedade atual.

A palestra de abertura foi ministrada pela professora de História do Colégio de Aplicação de Macaé (CAp), escritora e roteirista, Daiana de Souza, que falou sobre a experiência como autora e com roteiros. Ela acaba de lançar “Jornal dos Tigres (Editora Malê)”, livro infantil que conta a história de um menino que junto com sua família descobre quem foi José do Patrocínio.

“Desde muito nova tenho esse gosto por escrever. Claro que a nossa primeira referência são as novelas, mas ao longo do caminho descobri que o audiovisual é múltiplo, feito por diferentes profissões. Escrever roteiros é uma dessas possibilidades”, destacou Daiana de Souza.

A coordenadora do Espaço Mulher Cidadã, Raquel Duarte, lembrou que dados sobre a produção audiovisual no Brasil apontam que menos de 20% dos filmes produzidos no país são feitos por mulheres.

“É um mercado ainda dominado por homens, mas precisamos ampliar, cada vez mais, a discussão sobre desigualdade de gênero nesse e em tantos outros cenários. Por isso, sempre apoiamos ações que incluam mulheres e contribuam na nossa luta por mais oportunidades”, aponta a coordenadora.

A oficina de produção de vídeos começa na próxima semana, de 6 ao dia 17 de novembro. Ao final dos cursos será produzido um evento público e gratuito de exibição dos trabalhos desenvolvidos pelas alunas.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.