“Cartas para Amena” está disponível na plataforma do YouTube
Mulheres de toda Região dos Lagos participaram do projeto “Mulheres de Sal”, no ano passado, que tinha como iniciativa, através de oficinas, desenvolver e fortalecer uma rede de mulheres escritoras, capacitando-as para a entrada no mercado editorial. O filme conecta mulheres da região a Berlim, cidade que reside a artista Moana Mayall, filha da escritora e ativista Amena Mayall, falecida em 1986, na cidade de Cabo Frio. O filme consiste na produção de cartas em relação às obras deixadas por Amena, revelando um acervo literário ainda desconhecido, que está disponível na plataforma do Youtube. Para assistir acesse este link.
Amena Mayall é reconhecida pelo legado político, no qual se destaca o tombamento das dunas de Cabo Frio, a fundação do Centro Cultural Manoel Camargo e do Partido dos Trabalhadores na cidade. Entretanto, a face artística como escritora e artista visual só veio a aflorar pouco tempo depois. Foi quando os escritos, croquis e desenhos chegaram às mãos da filha, que desde sempre, o desejo era compartilhar a visão de mundo que Amena transmitia, principalmente através dos poemas.
O filme é patrocinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O documentário tem como objetivo revitalizar a memória da artista, por meio das palavras.
“Escrever cartas para uma mulher que veio antes de nós é seguir o fio da luta que se repete. Nas obras da Arena encontramos uma mulher absolutamente viva, que nos fala sobre amar a vida e ter sede de viver. E, também, de ter a sabedoria para manejar ternura, alegria e garra para uma sociedade mais justa, ideais que aparecem nas palavras dela”, conta Aline Moschen, diretora da produção.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.