Pular para o conteúdo
Search

Mudança de hábitos é fundamental para economizar energia em dias mais quentes

Desligar a luz quando sair do ambiente e uma dica da concessionária de energia elétrica da Região dos Lagos. Foto reprodução.

Com conta de luz cada vez mais cara, nada como aplicar medidas para evitar desperdício e poupar no bolso

O ano começou com muita chuva no estado do Rio de Janeiro, mas a partir da segunda quinzena desse primeiro mês o sol voltou, e com força. Com as temperaturas altas o uso de equipamentos de eletrodomésticos se tornam mais frequentes, como ar condicionado e ventiladores, por exemplo. Com a conta de energia cada vez mais cara, é preciso pensar em estratégias para economizar. Até porque são tantas contas para pagar nesse início de ano que qualquer centavo economizado pode ser aplicado em outro lugar.

Uma das dicas da concessionária de energia da Região dos Lagos para economizar é dar preferência para lâmpadas LED, porque elas consomem menos e duram até dez vezes mais. Outra coisa a se pensar é na hora de comprar um eletrodoméstico, verificando se ele possui o Selo Procel de Economia de Energia classe A, que são os campeões da economia. Não ligar muitos aparelhos na mesma tomada com o uso de T’s, também contribui para redução de energia. Lembrando que essa prática pode provocar aquecimento nos fios, causando desperdício de energia e até mesmo acidentes graves. Outra dica é desligar o ventilador e/ou umidificador sempre que deixar de usar o ambiente.

Quando ao ar condicionado, é bom evitar a entrada de sol no ambiente refrigerado e ajusta a temperatura para em torno de 23°C. As temperaturas mais baixas podem não ser alcançadas e fazer o aparelho trabalhar o tempo todo em potência máxima. Mais algumas dicas são manter os filtros de ar limpos e compra o equipamento com potência adequada ao tamanho do ambiente onde pretende instalá-lo.

É preciso ficar de olho também em geladeiras, freezers, adegas e cervejeiras. É bom fazer revisões periódicas, com profissionais capacitados, das borrachas de isolamento das portas e sensores de temperatura, para evitar consumo excessivo; evita abrir os equipamentos com frequência, pois o ar quente exige mais energia para resfriar e atingir novamente a temperatura ajustada; não utilizar a parte de trás para secar objetos; mantenha as saídas de ar do congelador desobstruídas; e não forrar as prateleiras, isso dificulta a circulação interna do ar.

O chuveiro elétrico é outro vilão da conta de energia, por isso feche a torneira para se ensaboar, aqui entra até encomia de água; tome banhos rápidos e, se possível, com a chave de temperatura na posição “verão”, o que pode reduzir o consumo em até 30%, e limpe com frequência os orifícios de saída de água. Se não estiverem limpos, haverá menos água e o chuveiro terá que ficar mais tempo ligado.

Com essas medidas aplicadas, é possível economizar e não ter aquele susto quando receber a conta de energia. Mas é importante destacar que essas dicas não são só para o verão, mas para ser aplicada durante todo o ano.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.