Search
Degradê com CSS

MPRJ requer anulação de votação na ALERJ que revogou prisão de deputados

alerj
Votação da ALERJ pode ser invalidada / Foto: Alerj

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) protocolou eletronicamente, neste sábado (18), um mandado de segurança requerendo a nulidade da votação realizada pela Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ). A decisão foi tomada pelo órgão, por meio da Subprocurador-Geral de Justiça de Assuntos Cíveis e Institucionais e com o apoio do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção (GAECC/MPRJ).

Na sessão, foi revogada a prisão dos deputados Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi. Os três deputados são do PMDB.

Um dos principais motivos da decisão é o fato do presidente da ALERJ, Wagner Montes, assim como a mesa diretora terem vedado o livre acesso aos cidadãos na hora da votação. O órgão informou que os Deputados determinaram a realização de sessão reservada vedando o livre acesso de cidadãos fluminenses às galerias da Assembleia. A ação foi considerada uma forma a camuflar a sessão pública, desrespeitando os princípios mais basilares do Estado Democrático de Direito, como a publicidade e transparência dos atos públicos. Ainda de acordo com o MPRJ, não há qualquer dúvida de que os atos praticados pelo presidente em exercício da ALERJ são arbitrários e ilegais.

O mandado de segurança requer também que seja realizada uma nova sessão para repetir a votação. Desta vez, porém, com total acesso a todo e qualquer cidadão interessado.

 

Sobre a votação – A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) decidiu revogar as prisões dos deputados Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi.

Na votação, 39 parlamentares votaram a favor da revogação; 19 votaram contra; e 1 se absteve. Outros 11 deputados não registraram presença.

As prisões tinham sido decretadas pela Justiça na última quinta-feira (16). Os três parlamentares são investigados pela operação Cadeia Velha pelos crimes de corrupção, associação criminosa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios inicia cadastro para agricultores familiares com foco em políticas públicas de apoio ao campo

Espetáculo bilíngue “A BUSCA” promove acessibilidade cultural e reflexão sobre o feminino em Búzios

Escola Dominus promove “Arraiá” aberto ao público em Búzios

Festival Cores chega a Búzios com música, arte, bem-estar e experiências para toda a família

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!