Pular para o conteúdo
Search

MPRJ requer anulação de votação na ALERJ que revogou prisão de deputados

Votação da ALERJ pode ser invalidada / Foto: Alerj

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) protocolou eletronicamente, neste sábado (18), um mandado de segurança requerendo a nulidade da votação realizada pela Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ). A decisão foi tomada pelo órgão, por meio da Subprocurador-Geral de Justiça de Assuntos Cíveis e Institucionais e com o apoio do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção (GAECC/MPRJ).

Na sessão, foi revogada a prisão dos deputados Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi. Os três deputados são do PMDB.

Um dos principais motivos da decisão é o fato do presidente da ALERJ, Wagner Montes, assim como a mesa diretora terem vedado o livre acesso aos cidadãos na hora da votação. O órgão informou que os Deputados determinaram a realização de sessão reservada vedando o livre acesso de cidadãos fluminenses às galerias da Assembleia. A ação foi considerada uma forma a camuflar a sessão pública, desrespeitando os princípios mais basilares do Estado Democrático de Direito, como a publicidade e transparência dos atos públicos. Ainda de acordo com o MPRJ, não há qualquer dúvida de que os atos praticados pelo presidente em exercício da ALERJ são arbitrários e ilegais.

O mandado de segurança requer também que seja realizada uma nova sessão para repetir a votação. Desta vez, porém, com total acesso a todo e qualquer cidadão interessado.

 

Sobre a votação – A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) decidiu revogar as prisões dos deputados Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi.

Na votação, 39 parlamentares votaram a favor da revogação; 19 votaram contra; e 1 se absteve. Outros 11 deputados não registraram presença.

As prisões tinham sido decretadas pela Justiça na última quinta-feira (16). Os três parlamentares são investigados pela operação Cadeia Velha pelos crimes de corrupção, associação criminosa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.