Search
Degradê com CSS

MPRJ recomenda que prefeito de Macaé exonere irmão de vereador de função gratificada

A Recomendação destaca que o Município de Macaé celebrou, em 2015, um TAC com o MP que preveria essa situação como ilegal
Welberth Rezende, prefeito de Macaé - arquivo
Welberth Rezende, prefeito de Macaé - arquivo

A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva Núcleo Macaé expediu, nesta segunda-feira (23/01), uma Recomendação ao prefeito de Macaé, Welberth Porto de Rezende, solicitando a exoneração, em um prazo máximo de 10 dias, do servidor Wilson Oliveira Souza, irmão do vereador Reginaldo de Oliveira Souza, da função gratificada de gerente da Prefeitura. A nomeação é investigada no inquérito civil 02.22.0014.0005855/2022-58, instaurado para apurar a prática de nepotismo por parte do Poder Executivo municipal.

A Recomendação destaca que o Município de Macaé celebrou, em 2015, um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), no qual se comprometeu a não efetuar novas nomeações para quaisquer cargos comissionados ou funções de confiança e gratificadas de cônjuges, companheiros e parentes em linha reta colateral ou por afinidade até o terceiro grau de vereadores e do procurador-geral da Câmara de Macaé.

As informações colhidas no inquérito civil, porém, demonstraram que o prefeito designou Wilson, que é concursado da Prefeitura a nível fundamental, para a função gratificada de gerente FGS-B, no âmbito da secretaria municipal de Desenvolvimento Social, o que fez com que a sua remuneração dobrasse de valor.

“O nomeado, até a chegada do seu irmão ao cargo eletivo de vereador (janeiro de 2021), nunca ocupou outro cargo comissionado ou função gratificada na Administração Pública ao longo de 10 anos, o que corrobora a versão de que este somente teria sido nomeado em razão do parentesco que possui com o parlamentar”, diz um dos trechos do documento encaminhado ao prefeito.

Além disso, como o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Fabrício Afonso Rodrigues Maia, informou que Wilson é responsável por acompanhar as manutenções dos prédios públicos vinculados à secretaria, bem como fiscalizar determinados contratos, apresentando apenas relatórios verbais, a recomendação solicita que o secretário estabeleça, no prazo de 30 dias, por meio de ato administrativo, os serviços que serão prestados fora da sede da pasta, exigindo dos servidores relatório diário/semanal das atividades desempenhadas, incluindo registros fotográficos, data e hora da diligência, local, bairro, problema identificado e qual direcionamento será dado.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios celebra a 10ª edição do Pride com dois dias de festa e representatividade

Você conhece as Casas da Mulher Buziana? Mais de 100 vagas abertas para cursos gratuitos

Defesa Civil de Rio das Ostras emite alerta de ressaca com risco de alagamentos e ventos fortes

Cortes em camadas, franjas versáteis e estilos curtos ganham força nos cabelos das mulheres em 2025

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!