Menu

Cidades

MPRJ lança campanha de combate às Fake News

Objetivo de conscientizar e alertar a população fluminense acerca das consequências causadas pela disseminação notícia inverídicas

As notícias chegam o tempo todo e dos mais variados meios de comunicação. Com acesso à internet na palma da mão está cada vez mais fácil receber e repassar informações, muitas delas sem verificar a procedência. Com o objetivo de combater as Fake News, principalmente no período eleitoral, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) iniciou, na sexta-feira (1º) a campanha informativa, nas redes sociais e junto à imprensa, para conscientizar e alertar a população fluminense acerca das consequências causadas pela disseminação de notícias inverídicas.

O material, composto por histórias em quadrinhos e vídeos explicativos, visa a aprimorar a capacidade do cidadão de identificar notícias falsas ou com conteúdo duvidoso e inibir o compartilhamento impulsivo de notícias sem verificação prévia, além de informar aos eleitores sobre como reportar casos de Fake News às autoridades competentes.

“Não devemos acreditar em tudo que recebemos pelo WhastApp ou por qualquer outra mídia que estamos acostumados a utilizar. É sempre importante se questionar, parar, pensar, ter um pensamento crítico, verificar se aquela notícia é efetivamente verdadeira antes de compartilhar”, orienta a promotora de Justiça Renata Mendes, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Eleitorais (CAO Eleitoral/MPRJ).

No total, a campanha será composta por mais de 30 postagens, que serão veiculadas de uma a duas vezes por semana em todas as redes sociais oficiais da Instituição até o dia 1º de outubro, véspera do primeiro turno das eleições. Ao longo desse período, os posts da campanha serão identificados pela hashtag oficial #MPRJcontraFakeNews.

A inciativa é da Coordenadoria de Comunicação Social (CODCOM/MPRJ) e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Eleitorais (CAO Eleitoral/MPRJ).

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos