Search
Degradê com CSS

MPRJ cobra plano de manejo de animais silvestres dos município de Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio

Prefeituras tem 15 dias para para resposta. Foto Matheus Coutinho
Prefeituras tem 15 dias para para resposta. Foto Matheus Coutinho

Durante o encontro, os secretários das respectivas cidades comprometeram-se a instaurar procedimentos administrativos para viabilizar parcerias com entidades privadas

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Cabo Frio, realizou, nesta quinta-feira (16), reunião com as Secretarias de Meio Ambiente de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio, para tratar da situação dos animais silvestres recebidos ou resgatados nos respectivos municípios. Durante o encontro, os secretários comprometeram-se a instaurar procedimentos administrativos para viabilizar parcerias com pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, para realização das atividades de manejo dos animais silvestres que são recebidos de ações fiscalizatórias, resgate ou entrega voluntária de particulares nessas três cidades.  

Nesse sentido, a Promotoria de Justiça também expediu Recomendação aos prefeitos e secretários dos municípios citados e fixou o prazo de 15 dias para resposta. Participaram da reunião o titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Cabo Frio, promotor de Justiça Vinícius Lameira Bernardo, e os secretários de Meio Ambiente de Cabo Frio, Juarez Marques Lopes; e de Arraial do Cabo, Jorge Augusto da Costa Oliveira; além do titular da pasta de Meio Ambiente, Pesca e Urbanismo de Búzios, Evanildo Cardoso Nascimento.   

Durante a condução da investigação, foi constatado que os animais silvestres resgatados nessas cidades recebem atendimento apenas por parte de pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, de maneira voluntária.  O promotor de Justiça ressaltou que os entes federativos têm o dever de proteger a fauna, de maneira que, auxiliar o custeio desses serviços, já realizados por particulares, concretiza tal dever constitucional, além de contribuir para que tais serviços não sejam interrompidos por falta de verba. Também destacou que a realização de parceria com o setor privado, que já conta com recursos materiais e humanos disponíveis para a realização do serviço, possivelmente se apresenta como a medida mais econômica para o desempenho do dever legal.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Homem é preso suspeito de estruturar o Comando Vermelho em Rio das Ostras

DER responde a Prensa sobre instalação de novos radares em rodovias do RJ; Prefeitura de Búzios se manifesta sobre o assunto

Búzios oferece vaga de emprego para cozinheiro com foco em parrilla

Homem é preso em flagrante após furtar três casas em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!