Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

MPF pede retirada imediata de quiosques irregulares na Praia Brava em Búzios

Órgão aponta descumprimento de decisão judicial e solicita multas diárias de R$ 5 mil por manutenção de estruturas em área protegida
MPF pede retirada de quiosques irregulares na Praia Brava em Búzios e solicita multas por descumprimento judicial / foto divulgação
MPF pede retirada de quiosques irregulares na Praia Brava em Búzios e solicita multas por descumprimento judicial / foto divulgação

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou à Justiça Federal a retirada imediata de quiosques instalados irregularmente na Praia Brava, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, além da aplicação de multas por descumprimento de decisões judiciais que determinam a desocupação da área.

Segundo o MPF, as estruturas continuam funcionando em área de preservação permanente, apesar de existir sentença com trânsito em julgado desde 2006, confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), o que autoriza o cumprimento imediato das ordens judiciais.

De acordo com o órgão, além da manutenção irregular, houve ampliação das estruturas, com instalação de palcos, tendas fixas, mesas e cadeiras diretamente sobre a faixa de areia, intensificando a exploração comercial, especialmente durante o verão.

A ação judicial responsabiliza empresários ligados aos quiosques da Praia Brava e também o Município de Búzios. Entre as determinações estão a demolição das construções irregulares, retirada de entulhos, proibição de novas obras e de atividades comerciais na areia, além do pagamento de indenizações por danos ambientais.

O município é apontado como responsável por fiscalizar a área, impedir novas autorizações e garantir o livre acesso da população à praia. O MPF afirma ainda que teriam ocorrido negociações e transferências da exploração dos quiosques mesmo após a proibição judicial, o que agravaria o descumprimento das decisões.

No novo pedido encaminhado à Justiça, o MPF requer a aplicação imediata de multas diárias de R$ 5 mil, inclusive contra agentes públicos que tenham responsabilidade na fiscalização.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Justiça do Rio revoga prisão de influenciadora argentina acusada de injúria racial

Pernas pra que te quero

Caso de grilagem em Búzios: TJ do Rio solta ex-deputado Natalino Guimarães após mais de um ano preso

Moradores denunciam ao Ministério Público iluminação apagada na RJ-102

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]