Pular para o conteúdo
Search

MPF requer que justiça cumpra decisão sobre quiosques irregulares nas praias de João Fernandes e João Fernandinho, em Búzios

Praia de João Fernandes, em Búzios. Foto: Matheus Coutinho

Sentença emitida à Prefeitura de Búzios para desocupação e interdição teria sido proferida em dezembro, mas governo nega ter sido notificado à época

O Ministério Público Federal (MPF) oficiou, na terça-feira (19), a 1ª Vara Federal de São Pedro da Aldeia requerendo o cumprimento da sentença emitida à Prefeitura de Búzios sobre a situação dos quiosques irregulares das praias de João Fernandes e João Fernandinho. A ação, movida pelo MPF teve decisão favorável à desocupação e interdição imediata dos estabelecimentos nos dois locais, foi proferida no dia 17 de dezembro de 2021, mas que ainda não teria sido colocada em prática. O ofício, assinado pelo procurador da República Leandro Mitidieri, pede que a justiça intime o prefeito Alexandre Martins para cumprimento imediato da decisão.  Mas governo nega ter sido notificado à época.

Além das obrigações de desocupar e interditar as áreas, a decisão diz que município deverá promover a demolição ou remoção do entulho, que deverá ser depositado em local indicado pelo órgão ambiental competente, com exceção somente das construções que se encontrem efetivamente dentro de áreas inscritas junto à SPU, cuja verificação se dará no cumprimento de sentença mediante vistoria do órgão competente.

Também é exigida a fiscalização das praias a fim de evitar maiores degradações ambientais na área de preservação lá existente; recuperar a área efetivamente danificada pela ocupação ilegal; e, ainda, a retirada de todas as cadeiras, mesas, guarda-sóis e similares distribuídos pelos estabelecimentos comerciais sobre a faixa de areia das duas praias.

Aos donos dos quiosques, determina que sejam intimados a não edificarem e instalarem novos estabelecimentos comerciais nas praias, bem como ampliarem os já existentes; e não negociarem seus estabelecimentos comerciais. A multa diária em caso de descumprimento prevista é de R$1.000.

Em nota, a Prefeitura de Búzios disse que não foi notificada em dezembro pela justiça para cumprimento da sentença.  A Prensa também procurou a assessoria da Justiça Federal para saber os motivos de ainda não ter exigido o cumprimento da decisão e se vai cumprir o requerimento do MPF, mas até o fechamento da reportagem não houve resposta.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.