No encontro será discutido também o despejo irregular de esgoto na Lagoa de Araruama e no Rio Una
O Ministério Público Federal (MPF) realizará uma reunião nessa terça-feira (13), às 18h30, com transmissão online no Canal do Youtube. O encontro vai tratar sobre o projeto de transposição de efluentes para o Rio Una, que deságua em Búzios. Também será discutido o atual despejo irregular de esgoto na Lagoa de Araruama e no Rio Una.
Participarão da reunião ampliada instituições que estão acompanhando a questão, como: Instituição Estadual do Ambiente (INEA), a secretaria Municipal de Meio Ambiente de Armação dos Búzios, o Conselho Municipal de Meio Ambiente, o Comitê da bacia Hidrográfica de Lagos São João, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), a agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro e a empresa Prolagos S/A.
Segundo o MPF, o desejo irregular de esgoto na Lagoa de Araruama e no Rio Una foi constatado em uma nova coleta realizada pela instituição e pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Que de acordo com a nota técnica que consta no procedimento investigatório criminal (PIC), instaurado pelo MPF, o despejo irregular de esgoto também causa impactos à zona costeira do município de Búzios.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.