Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

MPF dá 15 dias para Prefeitura de Cabo Frio agir sobre acesso à Praia Rasa

Despacho anexou novo caso ao procedimento “Praia Limpa” e cobra providências sobre servidão tomada pelo mato
Foz do Rio Una fica localizada na Praia da Rasa, em Cabo Frio, mas faz limite com o município de Búzios. Foto Ernesto Galiotto.
Foz do Rio Una fica localizada na Praia da Rasa, em Cabo Frio, mas faz limite com o município de Búzios. Foto Ernesto Galiotto.

O Ministério Público Federal (MPF) determinou que a Prefeitura de Cabo Frio se manifeste em até 15 dias sobre a falta de manutenção no acesso à Praia Rasa, em um trecho onde a servidão pública estaria tomada pelo mato e com restrições práticas de circulação. O despacho foi assinado pelo procurador da República Leandro Mitidieri Figueiredo e integra um procedimento mais amplo relacionado à agenda ambiental “Praia Limpa”.

A decisão, publicada nesta semana, determina o apensamento da nova Notícia de Fato a um processo já existente no MPF, que acompanha denúncias sobre ausência de limpeza, danos à vegetação e impactos ambientais em áreas costeiras do município. Segundo o órgão, a Prefeitura deve responder oficialmente sobre a situação do acesso e sobre possíveis riscos à vegetação natural e à presença de espécies invasoras.

O caso se soma a outras duas representações anteriores protocoladas por moradores e grupos locais sobre a Praia Rasa. A primeira tratava da necessidade de limpeza regular e periódica da faixa de areia. A segunda apontava a existência de um lixão irregular nas proximidades da esquina da Rua do Suspiro com a RJ-102. Este terceiro procedimento, agora incorporado ao processo principal, tem como foco a retirada de vegetação e a reabertura efetiva da servidão de acesso à praia, localizada em frente à principal entrada do Loteamento Praias Rasas III.

No despacho, o MPF também estabeleceu que o sigilo será mantido apenas para documentos que contenham dados pessoais do denunciante, sem necessidade de restringir o procedimento como um todo, o que reforça o caráter público da apuração.

A Praia Rasa é historicamente uma área sensível no litoral da Região dos Lagos, tanto por questões ambientais quanto por disputas antigas de delimitação territorial. Embora o trecho citado pertença administrativamente a Cabo Frio, grupos de Búzios atuam há anos para que a área passe a integrar o município buziano, em um debate recorrente sobre limites e pertencimento.

A Prefeitura de Cabo Frio deverá informar ao MPF, dentro do prazo estabelecido, quais medidas serão adotadas para garantir o acesso público e a manutenção da área.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Paula Francine atende em Búzios com terapias integrativas na Clínica Elegance

Meditação Frequência 5D acontece em Búzios nesta terça-feira (3)

Alerj vota ICMS Educacional que muda repasse do imposto para municípios do Rio

Maricá prende homem por tentativa de feminicídio após agressão contra ex-sogra

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]