O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro inicia, nesta segunda-feira (23), o serviço de “Atendimento Virtual”, que ocorrerá por videochamada pela plataforma Zoom. O objetivo é ampliar e democratizar o atendimento aos cidadãos que procuram a instituição em busca de orientações sobre as competências e os serviços prestados pelo MPF. O serviço estará disponível na Procuradoria da República do Rio de Janeiro, situada na capital, e nas unidades de Angra dos Reis, Campos, Itaperuna, Macaé, São Pedro da Aldeia e Volta Redonda.
O atendimento ocorre nos dias úteis, das 11h às 16h, pelo link https://mpf-mp-br.zoom.us/my/prrjatendimento. Reforça-se que, pelo computador, não é necessário baixar ou instalar o aplicativo Zoom, sendo possível realizar o atendimento virtual via navegador. Caso o dispositivo não possua câmera e microfone acoplados, é recomendado o uso de fone e webcam externos para que o atendimento ocorra de forma adequada. Já no celular, é necessário instalar o app.
Após preencher as informações de identificação, o usuário será direcionado a uma sala de espera, onde aguardará o início do atendimento virtual. Caso o sistema seja acessado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, o atendimento ocorrerá pela ordem de acesso à ferramenta. Os demais usuários deverão aguardar a disponibilidade do atendente na sala de espera.
Atualmente, contam com o atendimento virtual as seguintes unidades do MPF: a Procuradoria-Geral da República, sediada em Brasília, as Procuradorias da República nos estados do Amazonas, do Espírito Santo, do Paraná, do Rio de Janeiro, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, e a Procuradoria da República no Distrito Federal.
Os links para as salas de atendimento virtual estão disponíveis no MPF Serviços, na seção “Ficou com dúvidas?”. Acesse aqui!
Importante destacar que as unidades que possuem atendimento virtual também continuam a atender presencialmente. As Salas de Atendimento ao Cidadão estão disponíveis em todas as capitais e no Distrito Federal. Para saber onde está localizada a unidade física mais próxima do MPF basta consultar no link: https://www.mpf.mp.br/unidades/unidades_principal_view.