Search
Degradê com CSS

MPF exige respostas sobre esgoto derramado na Lagoa de Araruama

Imagem: Redes Sociais | Reprodução
Imagem: Redes Sociais | Reprodução

Órgão cobra posicionamento da Prolagos sobre o despejo de esgoto na Lagoa de Araruama. Empresa afirma ainda não ter sido notificada

O Ministério Público Federal (MPF) emitiu um despacho em que cobra respostas sobre as condições de preservação da Lagoa de Araruama, na área que banha o município de São Pedro da Aldeia. A determinação, deliberada nesta quinta-feira (3), se dirige à concessionária Prolagos, ao INEA e à Prefeitura.

Segundo o MPF, os órgãos terão um prazo de trinta dias para se manifestem sobre as ilicitudes indicadas em um vídeo que circulou pelas redes sociais, que mostra a abertura de um valão em que há despejo de esgoto in natura diretamente na lagoa.

O ato pode configurar crime ambiental configurar, pelo art. 54 da Lei nº 9.605/98, epígrafe B. O despacho foi emitido pelo Procurador da República, Leandro Mitidieri.

O documento exige que as empresas citadas informem as providências a serem adotadas, em suas esferas de atribuição, para corrigir essas irregularidades e punir os responsáveis.

A Prensa procurou a Prolagos e a prefeitura de São Pedro. Em resposta, a assessoria da Prolagos afirmou que a empresa ainda não foi notificada sobre o caso.

Já a prefeitura de São Pedro comunicou que a Secretaria de Meio Ambiente, Lagoa e Saneamento já respondeu ao MPF, dentro do prazo concedido pelo órgão. O órgão ressaltou que a pasta já havia aberto um processo administrativo para apurar o dano ambiental, além de aplicar a penalidade de multa à Concessionária responsável pelo serviço na cidade.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Documentário celebra 20 anos do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival

Macaé abre 302 vagas de trabalho em diversas áreas

Adeus a Gabriel Peixoto, um mineiro buziano

Julgamento de Carlos José de França pelo assassinato de Florencia Aranguren será em abril

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!