Search
Degradê com CSS

MPF abre consulta pública para combater racismo no futebol e recebe propostas até 23 de abril

Consulta pública vai até 23 de abril e envolve articulação com CBF, Ministério da Igualdade Racial e Esporte
racismo (2)

O Ministério Público Federal (MPF) abriu uma consulta pública para reunir propostas da sociedade civil sobre medidas de enfrentamento ao racismo no futebol. As contribuições podem ser enviadas até o dia 23 de abril de 2025, para o e-mail oficial da instituição ([email protected]).

Segundo o órgão, as sugestões serão debatidas em 28 de abril, com representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ministério do Esporte e Ministério da Igualdade Racial, dentro de um inquérito civil que apura possível omissão da CBF diante de episódios recentes de violência racial no esporte.

O caso que motivou a abertura do inquérito envolve o jogador Luighi Hanri Sousa Santos, da equipe sub-20 do Palmeiras, alvo de ataques racistas durante uma partida da Copa Libertadores Sub-20, realizada no dia 6 de março, contra o Cerro Porteño.

De acordo com os procuradores Julio José Araujo Junior e Jaime Mitropoulos, responsáveis pela investigação, o caso expõe a fragilidade das ações adotadas até o momento pelas entidades esportivas. Segundo eles, há uma carência de medidas concretas e eficazes por parte das instituições no enfrentamento ao racismo.

Consulta nasce de inquérito contra suposta omissão da CBF

Ainda conforme o MPF, a CBF não teria questionado a decisão da arbitragem, que manteve a partida mesmo após os ataques, nem pedido acesso à súmula do jogo. A atuação da confederação também foi criticada pela entidade JusRacial, que aponta que a multa aplicada pela Conmebol foi inferior a punições dadas por infrações administrativas, mesmo que o Estatuto da Conmebol classifique a discriminação racial como infração grave e imprescritível.

Racismo no futebol e o papel das instituições

O MPF afirmou que o Brasil já possui legislação para combater o racismo nos esportes, como a Lei Geral do Esporte e o Estatuto da Igualdade Racial, mas defende maior esforço na implementação dessas normas por parte de clubes, federações e do poder público.

A consulta pública também incorpora diretrizes internacionais como a Convenção Interamericana contra o Racismo e o plano global “The Game Plan”, lançado pela ONU em 2022, que sugere ações afirmativas no esporte para conter o discurso de ódio.

As entidades interessadas também podem se habilitar no inquérito civil em andamento, enviando documentação e propostas ao MPF até o prazo estabelecido.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

Sete são detidos em operação contra quadrilha que tentou matar idoso em Búzios

Sete presos e arma apreendida em operação no bairro José Gonçalves, em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!