Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

MPRJ recomenda que Prefeitura de Búzios retire PLs que alterem Plano Diretor

O município tem 30 dias, a partir do recebimento da notificação, para informar ao órgão sobre o cumprimento desta medida.
O município tem 30 dias, a partir do recebimento da notificação, para informar ao órgão sobre o cumprimento desta medida.

Município tem 30 dias para informar ao órgão sobre o cumprimento desta medida

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) recomendou ao município de Armação dos Búzios que encaminhe um requerimento à presidência da Câmara Municipal, solicitando a retirada de toda e qualquer proposição que verse sobre alteração do Plano Diretor na Casa Legislativa, devido a desatualização do documento. O município tem 30 dias, a partir do recebimento da notificação, para informar ao órgão sobre o cumprimento desta medida. A recomendação foi expedida na segunda-feira (12) pelo promotor Vinicius Lameira Bernardo, da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Cabo Frio.

Segundo a recomendação, o executivo precisa retirar projetos que verse sobre o desenvolvimento urbano, zoneamento e edificações, uso e parcelamento do solo, licenciamento e fiscalização de obras em geral, localização, instalação e funcionamento de estabelecimentos comerciais e de serviços, bem como horários de funcionamento, e meio ambiente, até que seja concluído o processo de revisão do plano diretor municipal. O documento que por lei precisa ser revisto a cada 10 anos, está com atraso no município. O plano foi criado em 2006 e, portanto, precisava ser atualizado em 2016, o que não ocorreu.

O MPRJ pede ainda que seja constituída a comissão ou grupo de trabalho para que, no prazo de 30 dias, seja dado início ao processo de revisão do plano diretor municipal. De acordo com a promotoria, a recomendação tem o objetivo de dar ciência quanto a necessidade de adoção de medidas legislativas e administrativas para que a elaboração da política municipal de desenvolvimento urbano efetivamente seja desenvolvida de acordo com os ditames constitucionais e infraconstitucionais.

Por fim, o Ministério Público manifestou a intenção de seguir debatendo com o Poder Público a melhor maneira de implementar as medidas ora recomendadas. É intenção do MPRJ evitar a judicialização do tema e manter permanente diálogo com o Poder Público, sociedade civil e academia, priorizando a adoção de métodos de solução consensual de conflitos.

Criação da comissão

A Prefeitura de Búzios criou, no dia 7 de julho, a comissão para revisar o Plano Diretor. O grupo foi montado a pedido do prefeito, Alexandre Martins, e, segundo o município, conta com representantes de todas as secretarias do governo, mas sem representação popular, uma das orientações do guia do Ministério das Cidades. O município informou que essa comissão foi criada somente por membros do poder público neste primeiro momento para dar partida às discussões com a população.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Rio das Ostras recebe R$ 23 milhões do Novo PAC para obras de drenagem e prevenção de enchentes

Estrada do Nelore precisa voltar ao centro do debate sobre mobilidade na Costa do Sol

Câmara de Macaé confirma comitiva para representar o município na COP30 em Belém do Pará

Prefeitura de Búzios convoca familiares para exumação de corpos no Cemitério de Sant’Anna

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]