Pular para o conteúdo
Search

Movimento Negro da Região dos Lagos cobra exibição do filme “Medida Provisória” em cinema de Cabo Frio

Representantes do movimento Perifa Zumbi saíram do cinema com resposta positiva sobre exibição do filme. | Imagem: Reprodução | Movimento Perifa Zumbi

Representante do Cine Araújo se comprometeu que obra entrará em cartaz a partir desta quinta-feira (21)

O filme “Medida Provisória”, do diretor e ator Lázaro Ramos estreou nos cinemas do país no dia 14 de abril. Em Cabo Frio, a expectativa era grande para assistir à obra, mas os planos foram frustrados quando o CineAraújo, do Shopping Park Lagos, não adicionou o filme à grade de programação. Com isso, duas representantes do Movimento Negro Perifa Zumbi da Região dos Lagos, Tamara e Thainara, se reuniram na terça-feira (19) com o representante do cinema, José Antônio, para cobrar a exibição do filme e saíram do estabelecimento com uma resposta positiva e já com data de estreia nas salas garantida para esta quinta-feira (21).

“O objetivo da ação é possibilitar o acesso de centenas de jovens da Região dos Lagos à cultura negra e nacional, além de promover debate sobre a discriminação racial através da cultura”, explica o Movimento Negro em um post nas redes sociais.

O Movimento lembrou que há poucos meses passou por uma situação parecida com o filme “Marighella”, do diretor Wagner Moura, e que teve que organizar por conta própria sessões do filme para passar na região.

Sobre Medida Provisória

O filme se passa em um futuro distópico, no qual, o governo brasileiro decreta uma medida provisória em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, provocando uma reação no Congresso Nacional. O Congresso então aprova uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar as origens. As ações afetam diretamente três personagens principais: o casal formado pela medida Capitú e o advogado Antonio, e também, o jornalista André, primo de Antônio que mora no mesmo apartamento que o casal.

Cena do filme Medida Provisória que estará em cartaz no cinema do Shopping Park Lagos a partir do dia 21 de abril. | Imagem: UOL | Reprodução

Os três compartilham os anseios das mudanças que ocorrem no país, além dos debates sobre questões sociais e raciais. O longa é adaptação de “Namíbia, Não!”, peça de Aldri Anunciação que o diretor Lázaro Ramos dirigiu para o teatro em 2011.

O filme traz os atores Taís Araújo, Alfred Enoch, Seu Jorge, Adriana Esteves, Aldri Anunciação, William Russell, Mariana Xavier, Luis Miranda, Pablo Sanábio, Renata Sorrah, Jessica Ellen, Emicida, Pedro Nercessian e Flavio Bauraqui.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.