Representante do Cine Araújo se comprometeu que obra entrará em cartaz a partir desta quinta-feira (21)
O filme “Medida Provisória”, do diretor e ator Lázaro Ramos estreou nos cinemas do país no dia 14 de abril. Em Cabo Frio, a expectativa era grande para assistir à obra, mas os planos foram frustrados quando o CineAraújo, do Shopping Park Lagos, não adicionou o filme à grade de programação. Com isso, duas representantes do Movimento Negro Perifa Zumbi da Região dos Lagos, Tamara e Thainara, se reuniram na terça-feira (19) com o representante do cinema, José Antônio, para cobrar a exibição do filme e saíram do estabelecimento com uma resposta positiva e já com data de estreia nas salas garantida para esta quinta-feira (21).
“O objetivo da ação é possibilitar o acesso de centenas de jovens da Região dos Lagos à cultura negra e nacional, além de promover debate sobre a discriminação racial através da cultura”, explica o Movimento Negro em um post nas redes sociais.
O Movimento lembrou que há poucos meses passou por uma situação parecida com o filme “Marighella”, do diretor Wagner Moura, e que teve que organizar por conta própria sessões do filme para passar na região.
Sobre Medida Provisória
O filme se passa em um futuro distópico, no qual, o governo brasileiro decreta uma medida provisória em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, provocando uma reação no Congresso Nacional. O Congresso então aprova uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar as origens. As ações afetam diretamente três personagens principais: o casal formado pela medida Capitú e o advogado Antonio, e também, o jornalista André, primo de Antônio que mora no mesmo apartamento que o casal.
Os três compartilham os anseios das mudanças que ocorrem no país, além dos debates sobre questões sociais e raciais. O longa é adaptação de “Namíbia, Não!”, peça de Aldri Anunciação que o diretor Lázaro Ramos dirigiu para o teatro em 2011.
O filme traz os atores Taís Araújo, Alfred Enoch, Seu Jorge, Adriana Esteves, Aldri Anunciação, William Russell, Mariana Xavier, Luis Miranda, Pablo Sanábio, Renata Sorrah, Jessica Ellen, Emicida, Pedro Nercessian e Flavio Bauraqui.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.