Search
Degradê com CSS

Movimento escoteiro para desenvolvimento de crianças e jovens em Cabo Frio

Escoteiros-Rocha-2

Estimular a juventude a assumir o protagonismo de seu próprio desenvolvimento e da comunidade ao seu redor, num conjunto de valores que envolvam lealdade, cortesia e educação. Essa é a base do escotismo. Em Cabo Frio, o movimento educacional existe há 30 anos e conta com dois grupos.

O Grupo Escoteiros Manoel Rocha, formado há 30 anos em Cabo Frio, se encontra todos os sábados na sede do Lions Clube e segue para suas atividades na Fonte do Itajuru, das 9h30 às 12h. Os participantes são divididos em três sessões: Lobinho, de seis anos e meio aos 11 anos completos; Tropa Escoteira de 11 a 15 anos completo; e Sênior de 15 a 18 anos completos. Interessados em participar podem realizar a inscrição aos sábados, às 9h, na sede do Lions Clube, situado à Rua José Paes de Abreu, número 03, Centro.

“Nosso grupo retomou os encontros em janeiro de forma provisória e agora no início do mês de agosto conseguimos os registros definitivos com a coordenação distrital e nacional. A expectativa é de chegar a 80 crianças e jovens inscritos nos próximos meses”, comentou o diretor de métodos educativos, Ilealdo Mello.

Com 11 anos de fundação e atendendo cerca de 65 participantes, o Grupo Escoteiro 83º de Cabo Frio realiza suas atividades no turno da tarde, das 14h30 às 17h, no Horto Municipal. Para participar basta comparecer ao local no horário das atividades e conversar com a coordenação. Atualmente, há uma lista de espera para a faixa etária de 7 a 10 anos.

Ambas agremiações estão sob a supervisão do Coordenador Distrital da Região dos Lagos, Newton Carlos Aguiar de Oliveira, que acompanha de perto a formação de novos membros.
“A formação é bastante rigorosa para adultos que desejam ingressar no movimento escoteiro, os cursos de formação têm foco na proteção infanto-juvenil. Além disso, os instrutores assinam um termo de compromisso autorizando que suas vidas sejam analisadas, garantindo que estejam aptos a desempenhar a função. Todo o processo é bastante rigoroso”, explicou.

Os inscritos nas atividades contribuem com uma taxa simbólica mensal de participação para custear os materiais utilizados durante as atividades e acampamentos.
Sobre o escotismo

O escotismo foi fundado em 1907, por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, e tem, atualmente, em torno de 40 milhões de participantes no mundo inteiro. Os participantes são incentivados por meio de atividades com jogos ao ar livre, exercícios, excursões e acampamentos, que exigem concentração e esforço, noções de liderança e envolvimento em ações coletivas e sustentáveis. Essas atividades geram autoconfiança e auxiliam jovens tímidos ou inseguros a tornarem-se novos líderes.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Tricampeão Mundial de Longboard representa Búzios no REMA WSL Saquarema Surf Festival

Macaé publica primeira convocação do concurso público de 2024 com 100 novos chamados

Búzios tem 83% de ocupação hoteleira para Semana Santa e expectativa é de alta até o feriado

São Pedro realiza 1ª Feira Afro e Indígena com arte, ancestralidade e debate público

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!