Pular para o conteúdo
Search
Rafael Alvarenga é professor e cronista esportivo

*Rafael Alvarenga

 

rafael-alvarenga
Rafael filosofo do futebol

O desastre que matou jogadores e membros da comissão técnica da Chapecoense-SC além de profissionais da imprensa e convidados do Clube impressionou a todos. O avião caiu na Colômbia, numa região montanhosa, no dia 29 de novembro. A equipe brasileira disputaria a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional-CO. Mas o desastre pôs fim ao campeonato continental sem bola e tampouco alegria.

Sem dúvida, o fato atinge diretamente a última rodada do Campeonato Brasileiro de futebol. Não há motivos para a ocorrência de tantos jogos no dia 11 de dezembro, exceto daqueles que ainda definem alguma coisa na tabela. É o caso de Atlético-PR, Botafogo, Corinthians, Vitória, Sport e Internacional. Equipes que lutam por uma vaga na Copa Libertadores ou para não serem rebaixadas para a 2ª Divisão.

Os jogos que não envolvem esses clubes não deveriam ser realizados. Se alguém comprou ingresso com antecedência que seja ressarcido. E que o futebol e a Chapecoense tenham tempo para recomeçarem em 2017.

Entretanto, creio que o maior obstáculo para a concretização dessa ideia é a grande mídia. Será que ela e seus mandatários se comoveram o suficiente – como dizem – para abrir mão do lucro com audiência e comerciais?

A grande mídia tantas vezes me parece um feroz abutre. E, desta vez, falam do trágico acidente porque devem informar, mas o fazem de uma maneira que esconde as mazelas políticas e econômicas que se desenrolam no país.

Afirmo que o acidente com a Chapecoense deve ser lembrado. No entanto jamais usado como cortina. Se a grande mídia é mesmo tão altruísta que rescinda contratos, que abra mão de audiências e comerciais e vote pelo fim de um campeonato que perdeu tantas vidas e tanto verde.

 

*Rafael é escritor e professor de filosofia.

 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.