A programação da Casa de Cultura José de Dome, o Charitas, começa com a Mostra Selo Literário Mulheres de Sal. O evento vai acontecer em dois momentos, sendo o primeiro nesta sexta-feira (10), às 18h, com oficina de poesia e painel literário com roda de conversa. O segundo momento será no sábado (11), das 10h às 17h, com o stand para visitação com exposição de livros publicados pelo Selo Literário.
O projeto de incentivo à entrada de mulheres no mercado editorial é realizado com a Prateado Editora. Nesta segunda edição, patrocinada pela Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, pelo Edital Retomada Cultural 2, o Mulheres de Sal está lançando três autoras locais, com obras inéditas. Os títulos são: “Um anjo chamado Gabriel”, de Hilda Pereira; “Filé e outros arquivos”, de Renaya Dorea; e “A casinha do menino Gabriel”, de Débora Machado. Todas as obras estarão em exposição e disponíveis para venda no stand do projeto, no Charitas.
Nesta sexta-feira, às 18h, será ministrada a oficina “A poesia no corpo da poesia”, da artista Mayara Árvore. Em seguida será realizado o Painel Literário e Roda de Conversa com as escritoras convidadas Hilda Pereira e Gessiane Nazario. Tudo será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube “Mulheres de Sal – Projeto Literário”, com tradução simultânea em Libras.
A coordenadora de produção do Mulheres de Sal, Aline Moschen, destaca o trabalho realizado com escritoras que estão ingressando no mercado editorial e também da importância do contato com o público.
“É muito gratificante poder dar visibilidade às escritoras locais. Junto da Prateado Editora, o nosso trabalho consiste em selecionar as obras, fazer a coordenação editorial e, depois, projetar as mulheres que publicaram livros pelo Selo Literário Mulheres de Sal. Nessa sexta-feira, estaremos no Charitas, em Cabo Frio, para dialogar, conversar sobre o conteúdo das obras e, principalmente, aproximar as autoras do seu público. Acreditamos que por meio desse contato estamos fortalecendo o incentivo à leitura na Região dos Lagos. Essa é uma iniciativa para mostrar que é possível ser moradora desse território e publicar obras, ter o trabalho reconhecido e informar as pessoas sobre isso”, afirma Aline Moschen.
O secretário de Cultura, Clarêncio Rodrigues, destaca que a temporada 2023 do Charitas terá muitas atividades culturais, voltadas para variados públicos.
“Teremos exposições artísticas, recitais, rodas de conversas, oficinas e muitas outras atividades voltadas para quem gosta de arte e cultura. A Mostra Selo Literário Mulheres de Sal é um belo projeto que dá apoio e inventivo para novas escritoras, novos talentos. Vale a pena conferir esse trabalho que estará em exposição no Charitas nesta sexta e sábado”, finaliza o secretário.