O Gran Cine Bardot em Búzios promove neste fim de semana e nos dois seguintes, a mostra de cinema ‘Precisamos falar do Amanhã’ com o objetivo de debater a transformação na cidade. E o filme de abertura, seguido de debate com convidados, foi o clássico da década de 1940, As Vinhas da Ira. A exibição ocorreu nesta sexta-feira (10) às 18h para o público que garantiu ingresso de forma antecipada, e no período da tarde para alunos da rede municipal de Educação do município. A programação completa, e gratuita, está disponível aqui.
O filme trata do clã Joad está à procura de uma vida melhor na Califórnia. Depois que sua seca fazenda é apreendida pelo banco, a família, liderada pelo filho Tom (Henry Fonda) recém libertado condicionalmente, carrega um caminhão e vai para o Oeste. Na estrada, assolada por dificuldades, os Joad encontram dezenas de outras famílias que fazem o mesmo trajeto e têm o mesmo sonho. Uma vez na Califórnia, no entanto, os Joad logo percebem que a terra prometida não é bem o que eles esperavam.
Após a exibição, os convidados para o debate, Marlene Ettrich e Ephim Shluger, discutiram a temática que está anglobada na proposta da mostra, que é trazer a luz temas permeiam a agenda ESG (Environment, Social and Governance), vem sendo amplamente utilizada por distintos grupos e setores da sociedade.
“As mudanças climáticas e a pandemia mostraram a urgente necessidade da mudança de paradigmas para que nós, seres humanos, possamos continuar a coexistir amanhã neste planeta”, salienta o edital apresentando pelo Gran Cine Bardot, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio do edital Retomada Cultural RJ 2.
.