O tema desta semana ligado à agenda ESG é Governança com exibição dos filmes O Homem que Matou Facionora, Os Miseráveis e Numa Escola em Havana
O último fim de semana da Mostra “Precisamos Falar do Amanhã” traz três filmes na programação e vai promover debates sobre temas ligados à agenda Environment, Social and Governance (ESG), que trata de Sustentabilidade, Social e Governança.
As atividades ocorrem de sexta-feira (24) a domingo (26), sempre às 18h, e o tema desta semana é Governança. A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos a partir das 17h30, sujeitos a lotação.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Na sexta-feira (17), será exibido o filme o Homem que Matou o Facionora, que retrata a visita do senador Ransom Stoddard (James Stewart) à cidade de Shinbone, no Velho Oeste, para o funeral de Tom Doniphon (John Wayne), vaqueiro do qual era muito amigo. Ao ser entrevistado por um repórter, Ransom começa a contar a origem de sua fama, quando ainda era um advogado recém-formado e Liberty Valance (Lee Marvin) matara um perigoso bandoleiro.
Os convidados para o debate acerca da temática são o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), Vinícius Lameira; o bacharel em direito e ator, formado pela Casa das Laranjeiras- (CAL), no Rio de Janeiro; fundador do Gran Cine Bardot e um dos criadores do Festival de Cinema de Búzios, Mário José Paes; e o publicitário, jornalista, editor e escritor, Lula Vieira.
Os Miseráveis, que será exibido no sábado (25), narra a história de Stéphane (Damien Bonnard), um jovem que acaba de se mudar para Montfermeil, uma comuna situada nos subúrbios de Paris, e se junta ao esquadrão anti-crime que ali atua. Colocado no mesmo time de Chris (Alexis Manenti) e Gwada (Djibril Zonga), dois homens de métodos pouco convencionais, ele logo se vê envolvido na tensão entre as diferentes gangues do local.
Para debater o tema os convidados são Luísa Barbosa, professora de sociologia e filosofia nos Colégios Estadual João de Oliveira Botas e no Municipal Paulo Freire, doutora em Sociologia e Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa e no Instituto de História Social de Amsterdam; e Daisy Justus, poeta, psicanalista, mestre em Antropologia Social pela UFRJ. Ao lado da prática clínica, Daisy também supervisiona grupos de leitura e estudos em torno da articulação Literatura e Psicanálise e coordena grupos de debate de cinema.
Encerrando a mostra, no domingo (26), Numa Escola em Havana leva às telas a história de Chala (Armando Valdes Freire), um garoto de onze anos, vive com a mãe viciada em drogas, Sonia (Yuliet Cruz). Para sustentar a casa, ele treina cães de briga, ajudado por um homem que pode ser ou não seu pai biológico. As dificuldades da vida refletem na escola, onde é aluno de Carmela (Alina Rodriguez), por quem tem um grande respeito. Quando ela fica doente e se afasta, Chala não se adapta à nova professora, que sugere sua transferência para um internato. Carmela retorna e não aceita as medidas impostas durante sua ausência. A relação entre professora e aluno se intensifica, ambos são perseguidos na escola, levando a um conflito que remete aos desafios do complexo sistema político-ideológico de Cuba.
O professor de história das redes públicas de Búzios e Cabo Frio, doutorando em Educação pelo Proped UERJ e co-organizador do Cine Clube Sal na Vista (IFRJ – Arraial do Cabo), Walter Marcelo Ramundo, que atualmente está desenvolvendo o projeto de memória e patrimônio para a Secretaria de Cultura de Búzios; e a professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Serviço Social da UFF, Eblin Farage, que também desenvolve pesquisa e extensão sobre educação e favela, serão os debatedores deste tema.
O Gran Cine Bardot fica localizado na Travessa dos Pescadores, 88 – Centro.