Pular para o conteúdo
Search

Mostra Maricá de Turismo e Negócios reúne cabo-frienses para apresentar cases de sucesso

No Worktour, o município apontou a “fórmula” de desenvolvimento como incentivo para o crescimento local

Cabo Frio recebeu na terça-feira (5) a segunda edição da Mostra Maricá de Turismo e Negócios, a Worktour, evento desenvolvido pela Prefeitura de Maricá. O município apresentou os projetos estratégicos de desenvolvimento econômico, ações de políticas públicas e lançamentos imobiliários. A cerimônia com empresários, gestores, investidores e imprensa aconteceu no Hotel Paradiso Corporate.

No encontro, o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, recordou o comportamento do prefeito de Maricá, Fabiano Horta, durante o período mais grave da pandemia da Covid-19. Pacientes do município foram socorridos por quase um mês no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara. Cabo Frio não tem leito de UTI pública. Em um tom carismático, Bonifácio destacou a criação da moeda social Itajuru, exemplo que trouxe de Maricá, através do banco Mumbuca. “Fizemos no bairro Manoel Corrêa. São 500 famílias beneficiadas com R$200 itajurus investidos nos pequenos comércios locais. Em julho, estenderemos a moeda social para Maria Joaquina”, afirmou.   

Numa apresentação compacta, as secretarias e empresas públicas de Maricá destacam investimentos da cidade em painéis de apresentação.  Maricá tem estruturado projetos de potencialidades para a cidade daqui a 20 anos.   Para isso, foi elaborado eixos de atuação: logística, desenvolvimento urbano e mercado imobiliário, turismo, economia criativa, sustentabilidade, tecnologia (PDI’S UFF e UFRRJ) e economia solidária.

De acordo com o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Olavo Noleto, foram apresentados os principais projetos que mostram os três ciclos de construção de Maricá e são o Banco Mumbuca, com 42 mil pessoas participantes, o transporte tarifa zero, conhecido como vermelhinho, a geração de negócios por meio do polo tecnológico, industrial e de moda, a Maricá telecom, Biotech Maricá, o aeroporto, hotel e a economia criativa. Cada frente de trabalho tem como objetivo atrair aqueles que querem empreender em Maricá.

A cidade tem investido consistentemente em políticas públicas a curto e longo prazo e se prepara para o período pós-royalties de petróleo, tendo em vista que são finitos. Metade do ano de 2022 e Maricá já arrecadou dois bilhões de reais com a participação dos royalties.

O secretário de Urbanismo, Celso Cabral, explicou sobre a revisão do plano diretor iniciado em 2020 e finalizado em 2021. Em seguida, expôs início do plano de mobilidade para otimizar o tempo de deslocamento, melhorar o transporte, vias e trânsito. Além disso, apresentou o programa urbanista por um dia. Maricá é um dos poucos municípios do Brasil com mais de 100 mil habitantes a administrar uma empresa de transporte. Celso Haddad, presidente da Empresa Pública de Transporte (EPT), presenteou o prefeito de Cabo Frio com uma réplica em miniatura do ônibus municipal. Haddad contou a história dos vermelhinhos, ônibus com tarifa gratuita que circulam na cidade. 

No painel sobre aparelhos culturais, o secretário de Cultura de Maricá, Sady Bianchin, apontou os projetos especiais como o polo de audiovisual. A cidade poderá ter um streaming de filmes, economia sustentável e infinita, estúdios, equipamentos, escola de cinema, entre outros.

A moeda social é um dos atores do desenvolvimento territorial usado por cidades para que esse território empobrecido enriqueça. O banco comunitário funciona há oito anos em Maricá. Segundo a presidente do Banco Mumbuca, Manoela Mello, no último censo do IBGE em 2010 o município tem 150 mil habitantes e o mumbuca hoje 68 mil clientes dentro da cidade. Além disso, o banco possui 20 mil correntistas e 12 mil empreendimentos que aceitam a moeda social. Manoela destacou uma novidade: “Vamos viver uma nova era de crédito dentro do mumbuca porque vamos financiar placa solar com juros abaixo do mercado”, destacou.

Ao final dos painéis, José Bonifácio pedalou na bike vermelhinha. Bicicleta foi símbolo do líder do poder executivo de Cabo Frio na campanha eleitoral de 2020. Veja o vídeo:

Vídeo: Prensa de Babel

Compareceram ao evento o presidente Condetur Região dos Lagos, Marco Navega, o secretário de Promoções e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida, presidente da Federação de CVBs do Rio, Guilherme Abreu, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá, Olavo Noleto, e o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio. O encerramento do Worktour foi com o show da cantora Jô Borges, artista do projeto Pratas da Casa, da secretaria de Turismo de Maricá. O prefeito Fabiano Horta não esteve presente. O evento já passou por Nova Friburgo e terá a próxima parada em Campos dos Goytacazes.

 

Foto: Prensa de Babel | Cantora Jô Borges

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.