Cabo Frio recebeu na terça-feira (5) a segunda edição da Mostra Maricá de Turismo e Negócios, a Worktour, evento desenvolvido pela Prefeitura de Maricá. O município apresentou os projetos estratégicos de desenvolvimento econômico, ações de políticas públicas e lançamentos imobiliários. A cerimônia com empresários, gestores, investidores e imprensa aconteceu no Hotel Paradiso Corporate.
No encontro, o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, recordou o comportamento do prefeito de Maricá, Fabiano Horta, durante o período mais grave da pandemia da Covid-19. Pacientes do município foram socorridos por quase um mês no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara. Cabo Frio não tem leito de UTI pública. Em um tom carismático, Bonifácio destacou a criação da moeda social Itajuru, exemplo que trouxe de Maricá, através do banco Mumbuca. “Fizemos no bairro Manoel Corrêa. São 500 famílias beneficiadas com R$200 itajurus investidos nos pequenos comércios locais. Em julho, estenderemos a moeda social para Maria Joaquina”, afirmou.
Numa apresentação compacta, as secretarias e empresas públicas de Maricá destacam investimentos da cidade em painéis de apresentação. Maricá tem estruturado projetos de potencialidades para a cidade daqui a 20 anos. Para isso, foi elaborado eixos de atuação: logística, desenvolvimento urbano e mercado imobiliário, turismo, economia criativa, sustentabilidade, tecnologia (PDI’S UFF e UFRRJ) e economia solidária.
De acordo com o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Olavo Noleto, foram apresentados os principais projetos que mostram os três ciclos de construção de Maricá e são o Banco Mumbuca, com 42 mil pessoas participantes, o transporte tarifa zero, conhecido como vermelhinho, a geração de negócios por meio do polo tecnológico, industrial e de moda, a Maricá telecom, Biotech Maricá, o aeroporto, hotel e a economia criativa. Cada frente de trabalho tem como objetivo atrair aqueles que querem empreender em Maricá.
A cidade tem investido consistentemente em políticas públicas a curto e longo prazo e se prepara para o período pós-royalties de petróleo, tendo em vista que são finitos. Metade do ano de 2022 e Maricá já arrecadou dois bilhões de reais com a participação dos royalties.
O secretário de Urbanismo, Celso Cabral, explicou sobre a revisão do plano diretor iniciado em 2020 e finalizado em 2021. Em seguida, expôs início do plano de mobilidade para otimizar o tempo de deslocamento, melhorar o transporte, vias e trânsito. Além disso, apresentou o programa urbanista por um dia. Maricá é um dos poucos municípios do Brasil com mais de 100 mil habitantes a administrar uma empresa de transporte. Celso Haddad, presidente da Empresa Pública de Transporte (EPT), presenteou o prefeito de Cabo Frio com uma réplica em miniatura do ônibus municipal. Haddad contou a história dos vermelhinhos, ônibus com tarifa gratuita que circulam na cidade.
No painel sobre aparelhos culturais, o secretário de Cultura de Maricá, Sady Bianchin, apontou os projetos especiais como o polo de audiovisual. A cidade poderá ter um streaming de filmes, economia sustentável e infinita, estúdios, equipamentos, escola de cinema, entre outros.
de Maricá, Sady Bianchin
A moeda social é um dos atores do desenvolvimento territorial usado por cidades para que esse território empobrecido enriqueça. O banco comunitário funciona há oito anos em Maricá. Segundo a presidente do Banco Mumbuca, Manoela Mello, no último censo do IBGE em 2010 o município tem 150 mil habitantes e o mumbuca hoje 68 mil clientes dentro da cidade. Além disso, o banco possui 20 mil correntistas e 12 mil empreendimentos que aceitam a moeda social. Manoela destacou uma novidade: “Vamos viver uma nova era de crédito dentro do mumbuca porque vamos financiar placa solar com juros abaixo do mercado”, destacou.
Ao final dos painéis, José Bonifácio pedalou na bike vermelhinha. Bicicleta foi símbolo do líder do poder executivo de Cabo Frio na campanha eleitoral de 2020. Veja o vídeo:
Compareceram ao evento o presidente Condetur Região dos Lagos, Marco Navega, o secretário de Promoções e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida, presidente da Federação de CVBs do Rio, Guilherme Abreu, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá, Olavo Noleto, e o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio. O encerramento do Worktour foi com o show da cantora Jô Borges, artista do projeto Pratas da Casa, da secretaria de Turismo de Maricá. O prefeito Fabiano Horta não esteve presente. O evento já passou por Nova Friburgo e terá a próxima parada em Campos dos Goytacazes.