Pular para o conteúdo
Search

A morte dos caciques políticos de Búzios

 

Por Sandro Peixoto

cacique_e_paje_modao_de_viola11-500x500É típico da democracia política – que tem na alternância de poder sua maior virtude – a ascensão e queda de seus líderes políticos.  Armação dos Búzios, jovem município que finalizou agora apenas na sua sexta eleição para prefeito, assiste pela primeira vez a derrocada de suas dois principais chefes políticos. Nesta eleição, Tanto Toninho Branco quanto Mirinho Braga, os dois maiores líderes da cidade tiveram que se contentarem em usar o cacife para eleger terceiros. Mirinho foi candidato à prefeito, mas sabia que tinha poucas chances. Seu esforço foi no sentido de eleger seu filho Raphael Braga para o cargo de vereador. Já Toninho testou sua força pedindo votos para sua esposa Shirley, mesmo sabendo que a derrota seria iminente. Tanto que ela retirou a candidatura e apoio Mirinho, um desastre.

Como pai ouso afirmar que se eu fosse político, se conhecesse o mundo da política, a nojeira que aquele antro é, jamais colocaria meu filho nela. Se ele desejasse entrar tudo bem, não ousaria impedir mas de antemão informaria que de mim não esperasse apoio, sequer o voto. E não venham me dizer que  é para o bem da cidade. As famílias que se aboletaram no poder político, o fizeram apenas para o bem próprio. Exemplos não faltam. Toninho  Branco desejou se perpetuar no poder elegendo sua esposa. Quem já provou sabe que o poder é inebriante. Principalmente aos olhos dos mais fracos. O desejo de se manter, de viver nababescamente com dinheiro público é realmente atraente, principalmente para os mais fracos, como já disse antes.

Qualquer eleitor que esteja legal perante a lei pode se candidatar, diz a lei. Nada contra o desejo de alguns em querer virar representante do povo. O que enoja é o desejo do poder pelo poder. Não se vê  pretensos candidatos tentando se aprimorar, estudando as leis, o sistema administrativo. Assistimos apenas a mesma pantomima, a cantilena de sempre, os discursos vazios. Gente querendo se eleger porque é filho de não sei quem, porque é simpático ou porque acha que ser prefeito ou vereador é uma  aventura.

 

Essa eleição mostrou ainda  o isolamento político do vereador Gugu de Nair, que desde o primeiro momento (junto ao vereador Felipe Lopes) se declarou oposição ao prefeito André . Foi candidato a reeleição mas está mais sozinho que nunca. Nem o apoio de Felipe teve mais e acabou em uma campanha estéril ao lado de Alexandre Martins, perdendo mais que  ganhando em associar sua imagem a dele. Aliás, se dependesse de Felipe, Gugu teria estado totalmente fora da parada.

 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.