Search
Degradê com CSS
Publicidade

Morro do Mico, em Cabo Frio, ainda corre risco de ser retirado do Parque da Costa do Sol

Morro-do-MIco
Publicidade

O Morro do Mico, em Cabo Frio, continua ameaçado.  A sociedade civil o município continua se lutando contra a redução da Parque Estadual da Costa do Sol e, consequentemente, pelo Morro do Mico.

Depois de 41 de mobilização onde ocorreram atos e reuniões de entidades civis, apoio declarado de deputados estaduais, manifestações de vereadores de Saquarema e Cabo Frio e centenas de assinaturas nas petições online, os moradores conseguiram a retirada de duas emendas que pediam a remoção das áreas de Saquarema do Parque.

Porém, as emendas do deputado estadual Rosenverg Reis (MDB) que pedem a retirada do Morro do Mico do Parque da Costa do Sol ainda tramitam na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

O Morro do Mico fica localizado entre o bairro Jacaré, em direção a Estrada do Guriri e a estrada conhecida como Nelore. Ocupa uma área total de 1.223.000 m² o equivalente a 123 campos de futebol.

A área contém uma área de proteção ambiental (APA) nas partes mais baixas e recebe ocupação ilegal na interface com o bairro Jacaré, onde moradores invadiram a área com plantações de milho e outros cereais.

De acordo com os ambientalistas a motivação visa favorecer a especulação imobiliária no local.

Entenda mais
A Preservação do Parque da Costa do Sol foi estipulada na Lei Orgânica pela Câmara Municipal de Cabo Frio, porém o município só começou a proteger, de fato, suas áreas de preservação ambiental, por meio da demarcação e da criação de planos de manejo de parques municipais.

Dois deles o da Boca da Barra e o do Morro do Mico só passaram a concentrar em 2009 as atenções da Coordenadoria do Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Ambiente com a criação desses planos.

É preocupante que em pouco menos de 10 anos os planos para o local mudem.

 

https://prensadebabel.com.br/index.php/2018/03/26/reuniao-para-discutir-retirada-de-areas-do-parque-estadual-da-costa-do-sol/

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Arraial do Cabo sedia 10ª edição da WTR com recorde de inscritos e ações de sustentabilidade

Prefeito se reúne com Estado e cobra início de obras em bairros de Búzios

Instalação sensorial alerta para a violência infantil em Tamoios no distrito de Cabo Frio

Búzios sedia lançamento do Programa Novas Rotas, da Embratur, voltado à internacionalização do turismo na Costa do Sol

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Publicidade
Publicidade