O Morro do Mico, em Cabo Frio, continua ameaçado. A sociedade civil o município continua se lutando contra a redução da Parque Estadual da Costa do Sol e, consequentemente, pelo Morro do Mico.
Depois de 41 de mobilização onde ocorreram atos e reuniões de entidades civis, apoio declarado de deputados estaduais, manifestações de vereadores de Saquarema e Cabo Frio e centenas de assinaturas nas petições online, os moradores conseguiram a retirada de duas emendas que pediam a remoção das áreas de Saquarema do Parque.
Porém, as emendas do deputado estadual Rosenverg Reis (MDB) que pedem a retirada do Morro do Mico do Parque da Costa do Sol ainda tramitam na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
O Morro do Mico fica localizado entre o bairro Jacaré, em direção a Estrada do Guriri e a estrada conhecida como Nelore. Ocupa uma área total de 1.223.000 m² o equivalente a 123 campos de futebol.
A área contém uma área de proteção ambiental (APA) nas partes mais baixas e recebe ocupação ilegal na interface com o bairro Jacaré, onde moradores invadiram a área com plantações de milho e outros cereais.
De acordo com os ambientalistas a motivação visa favorecer a especulação imobiliária no local.
Entenda mais
A Preservação do Parque da Costa do Sol foi estipulada na Lei Orgânica pela Câmara Municipal de Cabo Frio, porém o município só começou a proteger, de fato, suas áreas de preservação ambiental, por meio da demarcação e da criação de planos de manejo de parques municipais.
Dois deles o da Boca da Barra e o do Morro do Mico só passaram a concentrar em 2009 as atenções da Coordenadoria do Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Ambiente com a criação desses planos.
É preocupante que em pouco menos de 10 anos os planos para o local mudem.
https://prensadebabel.com.br/index.php/2018/03/26/reuniao-para-discutir-retirada-de-areas-do-parque-estadual-da-costa-do-sol/