Um dos cartões postais de Cabo Frio e da Região dos Lagos, o Morro da Guia, além da linda vista, a capela que abriga a imagem de Nossa Senhora da Guia, que faz parte de um conjunto arquitetônico religioso de expressiva riqueza e faz parte de um importante conjunto patrimonial do município. A capela é um santuário dotado de um retângulo com a imagem de Nossa Senhora da Guia.
Além disso, do alto do morro é possível ter uma das mais belas vistas da cidade. Além do Canal Itajuru, com os barcos deslizando mansamente por suas águas, do local avista-se bem a Praia do Forte, a Rua dos Biquínis, o bairro Palmeiras, as dunas e a Ilha do Farol, esta última em Arraial do Cabo.
Apesar de todo o glamour em torno do Morro da Guia, o local aparenta estar abandonado e há relatos de visitantes de como anda o mirante da cidade. “Hoje fui levar meus parentes que vieram passar uns dias em Cabo Frio para conhecer o Morro da Guia e me deparei com um patrimônio histórico abandonado com odor de fezes por toda parte mendigos fazendo moradia e tudo depredado”, contou M, que não quis se identificar.
A última reforma do lugar, segundo a Prefeitura, foi há dois anos para comemorar os 400 anos de Cabo Frio. Até hoje nenhuma reforma ou retoque foi feito e é notório o aumento considerável de moradores de rua na cidade e em pontos diferentes, como o mirante.
Nessa última segunda-feira (3) a Coordenadoria de Serviços Públicas da cidade esteve no local e iniciaram a limpeza de algumas partes do mirante da cidade.