Pular para o conteúdo
Search

Um dos pontos turísticos de Cabo Frio, o Morro da Guia, esteve em obras e, nessa terça-feira (18), foi entregue à população, às 18h30. Foi realizado a inauguração no fim da tarde da quarta-feira (19) uma edição especial do projeto Pôr do Sol Histórico. Lançado em outubro, ele acontece sempre na última quarta-feira do mês promovendo música, poesia e história com o pôr de sol ao fundo, emoldurando a Capela de Nossa Senhora da Guia, no alto do morro.

Com o término da reforma, a Secretaria de Turismo ficará responsável pelo Morro da Guia, realizando visitas guiadas e atividades especiais no local. Foram instalados câmeras de monitoramento. “Essas iniciativas irão proporcionar mais segurança, oferecendo aos visitantes, mais tranquilidade para conhecer ou revisitar o monumento, assim como mais informação, já que o Turismo irá promover visitas guiadas”, explica Dario Guagliardi, presidente da Comsercaf.

A obra foi iniciada no fim de outubro (24), com a revitalização dos quiosques, reforma do guarda-corpo, substituição do deck de madeira e instalação da iluminação (os holofotes e fios existentes anteriormente foram furtados). Também foi realizado um novo paisagismo, implantação de lixeiras, pintura do mastro e iluminação especial para a bandeira. O valor do investimento foi de R$144 mil. Já a reforma da capela, fica sob responsabilidade da Igreja Católica, mediante autorização do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Prefeito Adriano Moreno comemorou a reforma. “Estamos felizes em poder entregar em pouco mais de 140 dias de governo, mais uma obra em um local que diz tanto sobre a história e cultura cabo-friense. Esse é só o início do nosso trabalho. Temos muitas outras realizações a alcançar” – disse.

Morro da Guia

O Morro da Guia, localizado no Largo Santo Antônio, no Centro de Cabo Frio, abriga a capela com a imagem de Nossa Senhora da Guia. O local faz parte de um conjunto arquitetônico religioso e patrimonial do município.

Reza a lenda que a imagem de Nossa Senhora da Guia possuía um altar dedicado a ela no convento de Nossa Senhora dos Anjos, no Largo Santo Antônio. Mas quando a imagem era colocada lá, misteriosamente aparecia no dia seguinte em cima do morro, que fica atrás do antigo convento. Após várias tentativas, foi feita a “vontade” da santa e erguendo-se uma capela em cima do monte, em 1740, que passou a ser chamado de Morro da Guia.

Além de toda a história, do alto do morro é possível ter uma das mais belas vistas da cidade, contemplando o Canal do Itajuru, a Praia do Forte, Rua dos Biquínis, as Dunas, e até parte da cidade de Arraial do Cabo.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.