Um dos pontos turísticos de Cabo Frio, o Morro da Guia, esteve em obras e, nessa terça-feira (18), foi entregue à população, às 18h30. Foi realizado a inauguração no fim da tarde da quarta-feira (19) uma edição especial do projeto Pôr do Sol Histórico. Lançado em outubro, ele acontece sempre na última quarta-feira do mês promovendo música, poesia e história com o pôr de sol ao fundo, emoldurando a Capela de Nossa Senhora da Guia, no alto do morro.
Com o término da reforma, a Secretaria de Turismo ficará responsável pelo Morro da Guia, realizando visitas guiadas e atividades especiais no local. Foram instalados câmeras de monitoramento. “Essas iniciativas irão proporcionar mais segurança, oferecendo aos visitantes, mais tranquilidade para conhecer ou revisitar o monumento, assim como mais informação, já que o Turismo irá promover visitas guiadas”, explica Dario Guagliardi, presidente da Comsercaf.
A obra foi iniciada no fim de outubro (24), com a revitalização dos quiosques, reforma do guarda-corpo, substituição do deck de madeira e instalação da iluminação (os holofotes e fios existentes anteriormente foram furtados). Também foi realizado um novo paisagismo, implantação de lixeiras, pintura do mastro e iluminação especial para a bandeira. O valor do investimento foi de R$144 mil. Já a reforma da capela, fica sob responsabilidade da Igreja Católica, mediante autorização do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Prefeito Adriano Moreno comemorou a reforma. “Estamos felizes em poder entregar em pouco mais de 140 dias de governo, mais uma obra em um local que diz tanto sobre a história e cultura cabo-friense. Esse é só o início do nosso trabalho. Temos muitas outras realizações a alcançar” – disse.
Morro da Guia
O Morro da Guia, localizado no Largo Santo Antônio, no Centro de Cabo Frio, abriga a capela com a imagem de Nossa Senhora da Guia. O local faz parte de um conjunto arquitetônico religioso e patrimonial do município.
Reza a lenda que a imagem de Nossa Senhora da Guia possuía um altar dedicado a ela no convento de Nossa Senhora dos Anjos, no Largo Santo Antônio. Mas quando a imagem era colocada lá, misteriosamente aparecia no dia seguinte em cima do morro, que fica atrás do antigo convento. Após várias tentativas, foi feita a “vontade” da santa e erguendo-se uma capela em cima do monte, em 1740, que passou a ser chamado de Morro da Guia.
Além de toda a história, do alto do morro é possível ter uma das mais belas vistas da cidade, contemplando o Canal do Itajuru, a Praia do Forte, Rua dos Biquínis, as Dunas, e até parte da cidade de Arraial do Cabo.