Morreu na madrugada desta terça-feira (21) Neli Stelet do Assentamento Dandara dos Palmares, em Campos dos Goytacazes, na região norte fluminense do Rio de Janeiro. Neli sofria de um problema serio no coração e resistia aos problemas que a doença trazia.
Segundo a direção Estadual do MST era uma importante guerreira da luta pela Reforma Agrária e construtora do movimento, além de se preocupar sempre nos cuidados com a militância e na difusão da saúde popular como instrumento de luta da classe trabalhadora. “Sua partida deixa uma lacuna em nossas vidas, na luta e na organização dos trabalhadores” escreveu a direção do MST em nota.
homenagem que uma companheira do MST fez para Neli
Pequena Mulher no tamanho e gigante nas ousadias,nos enfrentamentos da luta pela Reforma Agrária.
Conhecer você e seu grito estridente nas palavras de ordem, refletir com você as ações do MST, celebrar com a alegria de estar na luta… Cresceu a amizade. E mesmo distante…sempre um respeito e gratidão.
Partiu hoje , mas escreveu com precisão a história da luta pela Terra no MST.
Desobediências necessárias aprendi através de discursos de quem apresentava Jesus Cristo presente na luta dos que necessitam terra, pão e liberdade.
Como gostei de cultivar essa amizade. Uma amiga das lutas necessárias e puxões de orelhas ora doídos…
Neli continuaremos aqui a entoar as palavras de ordem e cantos em todos os tons e gravidades…assim como a vida plural que somos.
Continuaremos nos comprometendo que a Terra Conquistada tem que gerar vida cultura, agroecologia, saúde.
Abre as portas do céu, que vai entrar a baixinha mais sorridente e briguenta que conheci.
Segue em Paz Companheira Neli e saiba que sua passagem nessa terra não foi em vão.
Obrigada,obrigada.
MST,a luta é pra valer!!!
Direção Estadual do MST RJ