Search
Degradê com CSS

Morre ex-presidente da ALERJ, Jorge Picciani

Imagem: Reprodução | G1 - Globo
Imagem: Reprodução | G1 - Globo

Ex-deputado estadual tratava de um câncer na bexiga e estava internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo

Aos 66 anos, morreu o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), Jorge Picciani, na madrugada de sexta-feira (14). Ele estava internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, para tratar de um câncer na bexiga, desde o dia 8 de abril.

O atual presidente da ALERJ, o deputado André Ceciliano (PT), ofereceu a casa legislativa para o velório.

Jorge Picciani foi presidente da ALERJ por quatro mandatos consecutivos, entre os anos de 2003 a 2010. Em 2015, após ficar quatro anos afastado, voltou a ocupar o cargo. Foi aliado do ex-governador Sérgio Cabral e chegou a ser investigado pela Operação Lava Jato, suspeito de corrupção.

Ele também já teve como projeto reduzir as férias dos parlamentares. Durante sua gestão, foi aprovada a Lei proibindo o nepotismo, três anos antes do Supremo Tribunal Federal (STF) estabelecer a não contratação de parentes como regra nacional. Também é de sua autoria a lei que garantiu vagões exclusivos para mulheres em horários de picos nos trens e metrôs do Rio de Janeiro.

Picciani também foi alvo de duas operações contra a corrupção na ALERJ. Em novembro de 2017, pela Operação Cadeia Velha, o presidente da Casa foi preso, junto com os deputados Paulo Mello e Edson Alertassi. As investigações apontavam os deputados que usavam suas influências para aprovar projetos e favorecer empresas de ônibus e empreiteiras.

Após um ano em prisão domiciliar, Picciani e outros noves parlamentares foram alvos da Furna da Onça que tratava sobre o recebimento de propinas mensais de até R$100 mil e de cargos para votar de acordo com o interesse do governo. Segundo a Policia Federal o esquema movimentou um valor de pelo menos 54 milhões.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Débora Evelin

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios inicia cadastro para agricultores familiares com foco em políticas públicas de apoio ao campo

Espetáculo bilíngue “A BUSCA” promove acessibilidade cultural e reflexão sobre o feminino em Búzios

Escola Dominus promove “Arraiá” aberto ao público em Búzios

Festival Cores chega a Búzios com música, arte, bem-estar e experiências para toda a família

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!