A rainha Elizabeth II assumiu o trono britânico em 1952, sendo coroada em 1953. Era filha de Jorge VI e tornou-se rainha por ocasião da morte de seu pai. Sua ascensão ao trono era improvável, uma vez que ela era filha do segundo herdeiro na linha de sucessão do trono inglês. Devido a abdicação de seu tio ao trono, Elizabeth passou a ser a herdeira imediata do reino.
Durante a Segunda Guerra Mundial a então princesa Elizabeth residia no Castelo de Windsor. No último ano do conflito, ela aderiu ao Auxiliary Territorial Service, um grupamento de mulheres que serviam como voluntárias em funções variadas para o exército britânico. Ela foi treinada como motorista e mecânica. Ao final da guerra com apenas 19 anos de idade, saiu às ruas para comemorar a vitória dos Aliados com sua irmã a Princesa Margareth.
Ficou noiva e casou-se em 1947 com Philip, príncipe da Grécia e Dinamarca. Desse casamento, nasceram quatro filhos Charles, Anne, Edward e Andrew.
Quando tinha 25 anos, Elizabeth tornou-se rainha do Reino Unido, no dia 6 de fevereiro de 1952, o dia que seu pai, Jorge VI, faleceu. Sua cerimônia de coroação aconteceu em 2 de junho de 1953 e foi a primeira do tipo que foi televisionada.
Ao longo de seus 96 anos a monarca presenciou momentos que marcaram a história dos séculos 20 e 21: A Segunda Guerra Mundial, a corrida espacial, chegada do homem à lua, a criação e a queda do Muro de Berlim, Guerra Fria, invasão ao Iraque, o atentado as Torres Gêmeas e a pandemia de Covid-19.
A Rainha teve um total de 15 Primeiros-ministros. Elizabeth II foi a monarca de reinado mais longo da realiza britânica. Em junho, o Reino Unido celebrou com muita festa o Jubileu de Platina, o aniversário de 70 anos da chegada ao trono de Elizabeth II. A monarca bateu o recorde de sua tataravó a rainha Victória que reinou durante 63 anos. A Chefe de Estado morreu nesta quinta- feira (8), a causa da morte não foi divulgada. A rainha já enfrentava problemas de saúde desde outubro de 2021. Quem ocupa o trono é seu filho mais velho Charles