Search
Degradê com CSS

Luto: Morre em Búzios, aos 114 anos, Dona Eva, a mais antiga quilombola do Brasil

Guardião viva da memória quilombola, matriarca da Rasa e símbolo de resistência, Dona Eva, segunda mulher mais velha do país, parte deixando um legado de história e luta
Morre Dona Eva, referência quilombola de Búzios, aos 114 anos / foto Ronald Pantoja
Morre Dona Eva, referência quilombola de Búzios, aos 114 anos / foto Ronald Pantoja

Eva Maria Oliveira, conhecida como Dona Eva, faleceu nesta sexta-feira (14), às 16h, em sua residência, no Quilombo da Rasa, em Armação dos Búzios. Aos 114 anos, ela morreu de causas naturais, cercada por sua família. O velório acontece na Igreja Assembleia de Deus da Rasa, e o sepultamento será realizado neste sábado (15), às 10h, no Cemitério de Santana.

Filha de quilombolas afrodescendentes, Dona Eva nasceu em 23 de dezembro de 1910, sendo filha de Maria da Conceição e Leonel de Oliveira. Nos primeiros anos de vida, ainda antes da abolição da escravidão, era carregada nas costas da mãe, enquanto esta era forçada a trabalhar. Sua história de vida é um símbolo de resistência e preservação cultural, tornando-se uma das figuras mais respeitadas da comunidade quilombola da Rasa e do Brasil.

Ao longo de sua trajetória, Dona Eva testemunhou grandes transformações históricas e sociais. Aos 106 anos, participou do revezamento da tocha olímpica nos Jogos Rio 2016. Em 2021, foi a primeira idosa vacinada contra a COVID-19 em Búzios, tornando-se um exemplo de longevidade e força para a comunidade.

A matriarca quilombola era referência na luta pela preservação das tradições afro-brasileiras e pelo reconhecimento dos direitos dos quilombolas. Sua residência, que também serviu como sede da Associação de Quilombolas da Rasa, foi palco de momentos históricos, como a visita do Príncipe de Oyo, da Nigéria, em 2023.

Dona Eva deixa filhos, netos, bisnetos e tataranetos, além de um legado inestimável para a memória da cultura quilombola e da história de Búzios. A Prensa se solidariza com os familiares e deseja força neste momento de dor.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Alerj aprova projeto que obriga agressores a ressarcirem custos de tratamento de animais

Prefeitura de Búzios deve assumir APAE em até 90 dias

Feira das Mulheres Migrantes chega à segunda edição em Búzios com gastronomia, música e debates culturais

Polícia divulga cartaz e intensifica buscas por suspeito de atirar em turista argentino em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!