Pular para o conteúdo
Search

Morre aos 62 anos Gilmario Santana, nascido na Bahia e morador de Búzios por quase duas décadas

O escultor era reconhecido nacionalmente e morava e produzia no balneário à vista de todos que passavam pela Avenida José Bento Ribeiro Dantas
Gilmário, escolheu Búzios como lar, mesmo tendo convites de diversas cidades do país para viver - arquivo pessoal

O escultor Gilmario Santana, nascido em Itapetinga-Bahia, e por 18 anos morador de Búzios, morreu nesta quarta-feira (15), de complicações cardiorrespiratórias, aos 62 anos, em Vitória no Espirito Santo, mas foi enterrado em Colatina, interior do estado capixaba, onde a família tem um jazigo. O artista é reconhecido nacionalmente pelas obras em pedra e madeira em proporções gigantes, algumas chegam a seis metros de altura e muitas toneladas. Em Búzios, além de seu atelier as margens da Avenida José Bento Ribeiro Dantas, onde quem passa podia velo trabalhando em grandes peças de madeira, há duas grandes esculturas em pedra homenageando a cultura quilombola feitas por ele sob a pedido do município.

O artista trabalhando em uma das obras expostas no atelier quintal em Búzios

 O que ocasionou as complicações que levaram o artista à morte, de acordo com informações dos amigos, foi um acidente há cerca de 6 meses. Demorou a procurar ajuda médica, o que agravou as complicações. Chegou a ser internado em hospitais de Búzios e Cabo Frio, mas cuidados mesmo recebeu de seus familiares, em especial, de uma irmã enfermeira, que conseguiu sua internação em Vitória. Deixou pais vivos e 12 irmãos.

São de sua autoria, dezenas de monumentos e adornos artísticos em praças e espaços públicos, como na Universidade de Belas Artes onde estudou em Salvador. E por todo interior do Estado com destaques em Porto Seguro e Ilhéus, no Teatro Castro Alves e na Fundação Cultural do Estado da Bahia. No Distrito Federal suas obras “estão por toda parte, entre as Super Quadras Comerciais e os Palácios da República”, fruto dos anos em que expôs na Academia de Tênis de Brasília.

O busto, que representa uma mulher da etnia banto, foi esculpida em uma pedra retirada em São Pedro da Aldeia e erguida em Búzios no dia dia da consciência negra em 2014 – divulgação

Gilmário tem marcante passagem na produção de cenários para o Cinema. Com destaque no filme “Casa Grande e Senzala”. Suas centenas, alguns falam em milhares, de obras estão hoje em poder de colecionadores experientes e apreciadores de seu singular imaginário artístico. Sua temática nos convida a um “Universo Fantástico”. Onde cenários infinitos desfilam obras sacras e profanas em uníssono. Em um momento “barroco”, seu inconfundível estilo rústico se mescla a detalhados cenários, onde o “Bem e o Mau” são retratados em composições improváveis, como castelos e variações de personagens como anjos e sereias.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.