No lugar de cactos e yucas foi plantada vegetação nativa de restinga como a palmeira guriri e a batateira da praia
Uma bióloga, um jardineiro, um mediador e proprietários de uma casa de frente para o mar, fizeram a diferença na praia da Ferradura, em Búzios. Neste domingo (19), o grupo promoveu a retirada de plantas exóticas, a maioria com espinhos, que haviam sido plantadas na areia. No local foram reintroduzidas espécies nativas, típicas de vegetação de restinga, num trabalho de recuperação da flora da praia.
Após acompanhar a vistoria do procurador da República Leandro Mitidieri, à praia de Geribá, no último dia 6, em que foi determinada a retirada imediata pela secretaria de Meio Ambiente, de plantas exóticas instaladas em canteiros cercados na faixa de areia, o morador José Cícero dos Santos resolveu atuar. Observando que a praia da Ferradura sofre o mesmo tipo de problema que Geribá, o morador reuniu um grupo de interessados em ajudar e conversando com os proprietários de uma das casas, iniciou a operação de retirada e substituição das plantas.
– Conversando a gente se entende. Acompanhei a operação do Ministério Público Federal em Geribá que apontou a necessidade de se retirar estas plantas invasoras. Como na Ferradura o problema se repete, resolvi ajudar. Chamei a bióloga e paisagista Cleo Rosa, que mora no bairro, e conversamos com os proprietários de uma casa que tinha um canteiro de exóticas ao longo do muro, na areia. Eles entenderam a necessidade de se substituir estas plantas por nativas, e fizemos o trabalho em mutirão – explica Cícero.
Sob orientação da bióloga Cleo, os proprietários compraram as plantas nativas num horto da cidade e promoveram a troca. No lugar das exóticas foram plantadas palmeiras guriri, aroeiras, pitangueiras e batateiras da praia. De acordo com Cícero, ainda falta uma segunda etapa de trabalho no local para finalizar a ação, mas a maior parte já foi feita e serve de exemplo para os demais proprietários de casas na Ferradura.
– Conseguimos sensibilizar o pessoal desta casa. Foi a primeira. Pretendemos continuar o trabalho em toda a praia. Agradeço a todos que participaram voluntariamente, a Cleo, o jardineiro Paulo Anastácio, Geziel e Gustavo. Em breve esperamos ver a praia novamente coberta pela vegetação nativa – finaliza.