Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Moradores promovem a retirada de plantas exóticas da praia da Ferradura em Búzios

Ferradura retirada de exóticas

No lugar de cactos e yucas foi plantada vegetação nativa de restinga como a palmeira guriri e a batateira da praia

Uma bióloga, um jardineiro, um mediador e proprietários de uma casa de frente para o mar, fizeram a diferença na praia da Ferradura, em Búzios. Neste domingo (19), o grupo promoveu a retirada de plantas exóticas, a maioria com espinhos, que haviam sido plantadas na areia. No local foram reintroduzidas espécies nativas, típicas de vegetação de restinga, num trabalho de recuperação da flora da praia.

Após acompanhar a vistoria do procurador da República Leandro Mitidieri, à praia de Geribá, no último dia 6, em que foi determinada a retirada imediata pela secretaria de Meio Ambiente, de plantas exóticas instaladas em canteiros cercados na faixa de areia, o morador José Cícero dos Santos resolveu atuar. Observando que a praia da Ferradura sofre o mesmo tipo de problema que Geribá, o morador reuniu um grupo de interessados em ajudar e conversando com os proprietários de uma das casas, iniciou a operação de retirada e substituição das plantas.

Plantas exóticas na areia da praia da Ferradura
Grupo retira cactos e yucas
Palmeira guriri, uma das espécies nativas que foi plantada no local

– Conversando a gente se entende. Acompanhei a operação do Ministério Público Federal em Geribá que apontou a necessidade de se retirar estas plantas invasoras. Como na Ferradura o problema se repete, resolvi ajudar. Chamei a bióloga e paisagista Cleo Rosa, que mora no bairro, e conversamos com os proprietários de uma casa que tinha um canteiro de exóticas ao longo do muro, na areia. Eles entenderam a necessidade de se substituir estas plantas por nativas, e fizemos o trabalho em mutirão – explica Cícero.

Sob orientação da bióloga Cleo, os proprietários compraram as plantas nativas num horto da cidade e promoveram a troca. No lugar das exóticas foram plantadas palmeiras guriri, aroeiras, pitangueiras e batateiras da praia. De acordo com Cícero, ainda falta uma segunda etapa de trabalho no local para finalizar a ação, mas a maior parte já foi feita e serve de exemplo para os demais proprietários de casas na Ferradura.

Cícero e a caçamba lotada de plantas exóticas retiradas da praia

– Conseguimos sensibilizar o pessoal desta casa. Foi a primeira. Pretendemos continuar o trabalho em toda a praia. Agradeço a todos que participaram voluntariamente, a Cleo, o jardineiro Paulo Anastácio, Geziel e Gustavo. Em breve esperamos ver a praia novamente coberta pela vegetação nativa – finaliza.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Polícia apreende armas e drogas em operações no fim de semana em Búzios

Lenine e Lagum são destaques do LiterArraial 2025 em Arraial do Cabo

Yoga, imersão no gelo e café da manhã saudável marcam programação de bem-estar do Oca Community em Búzios

Novo voo São Paulo–Cabo Frio ganha força e pode transformar turismo em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]