Pular para o conteúdo
Search

Moradores promovem a retirada de plantas exóticas da praia da Ferradura em Búzios

No lugar de cactos e yucas foi plantada vegetação nativa de restinga como a palmeira guriri e a batateira da praia

Uma bióloga, um jardineiro, um mediador e proprietários de uma casa de frente para o mar, fizeram a diferença na praia da Ferradura, em Búzios. Neste domingo (19), o grupo promoveu a retirada de plantas exóticas, a maioria com espinhos, que haviam sido plantadas na areia. No local foram reintroduzidas espécies nativas, típicas de vegetação de restinga, num trabalho de recuperação da flora da praia.

Após acompanhar a vistoria do procurador da República Leandro Mitidieri, à praia de Geribá, no último dia 6, em que foi determinada a retirada imediata pela secretaria de Meio Ambiente, de plantas exóticas instaladas em canteiros cercados na faixa de areia, o morador José Cícero dos Santos resolveu atuar. Observando que a praia da Ferradura sofre o mesmo tipo de problema que Geribá, o morador reuniu um grupo de interessados em ajudar e conversando com os proprietários de uma das casas, iniciou a operação de retirada e substituição das plantas.

Plantas exóticas na areia da praia da Ferradura
Grupo retira cactos e yucas
Palmeira guriri, uma das espécies nativas que foi plantada no local

– Conversando a gente se entende. Acompanhei a operação do Ministério Público Federal em Geribá que apontou a necessidade de se retirar estas plantas invasoras. Como na Ferradura o problema se repete, resolvi ajudar. Chamei a bióloga e paisagista Cleo Rosa, que mora no bairro, e conversamos com os proprietários de uma casa que tinha um canteiro de exóticas ao longo do muro, na areia. Eles entenderam a necessidade de se substituir estas plantas por nativas, e fizemos o trabalho em mutirão – explica Cícero.

Sob orientação da bióloga Cleo, os proprietários compraram as plantas nativas num horto da cidade e promoveram a troca. No lugar das exóticas foram plantadas palmeiras guriri, aroeiras, pitangueiras e batateiras da praia. De acordo com Cícero, ainda falta uma segunda etapa de trabalho no local para finalizar a ação, mas a maior parte já foi feita e serve de exemplo para os demais proprietários de casas na Ferradura.

Cícero e a caçamba lotada de plantas exóticas retiradas da praia

– Conseguimos sensibilizar o pessoal desta casa. Foi a primeira. Pretendemos continuar o trabalho em toda a praia. Agradeço a todos que participaram voluntariamente, a Cleo, o jardineiro Paulo Anastácio, Geziel e Gustavo. Em breve esperamos ver a praia novamente coberta pela vegetação nativa – finaliza.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.