A Ponte da Marina, em Armação dos Búzios, foi interditada após ter sua estrutura condenada e iniciou seu processo de demolição em Julho deste ano. A ponte servia de locomoção entre os dois lados do bairro, cortados pelo canal. Com sua interdição, consequentemente, o acesso dos moradores foi prejudicado e muitos relatam dificuldades diárias.
“Falaram pra gente que a ponte seria reconstruída para a passagem de pedestres e bicicletas, mas o que tem sido dito é que não vão construir mais nada” receia moradora. O bairro da Marina, apesar de ser marcado por casarões de luxo, comporta vários caseiros que residem ali com as suas famílias e que têm enfrentado dificuldades para levar os seus filhos à escola, um vez que não passam ônibus ou vans no entorno. Os moradores estão tendo que andar até o posto de gasolina ou a rua do aeroporto, e dar uma volta imensa, sem contar que os que usavam a bicicleta como meio de transporte não o podem mais fazer. Além disso, contam os mesmos, o trajeto é perigoso para pedestres. “Antes era só atravessar a ponte e pegar a condução do outro lado” conta um trabalhador local.
E não é só no deslocamento de ir ao trabalho ou escola que os moradores têm encontrado obstáculos. Para ir à praia ou lazer o acesso tornou-se difícil, isso sem contar que a Marina é considerada um dos cartões postais da cidade, um excelente local para se passear e tirar fotografias, e está com seu acesso dificultado.
Pedro Bulhões, gerente do projeto imobiliário Bairro Aretê, afirma que existe um projeto em andamento que viabiliza a passagem tanto de pedestres e bicicletas, de um lado a outro, quanto de barcas no canal. O projeto está sendo aprimorado e encontra-se, primeiro, na fase de retirada de vestígios da antiga ponte, aguardando inclusive a ação da ANEEL na retirada dos cabos de energia ainda presentes e que representam risco ao local.
A travessia, conta, é inspirada nos moldes de cidades europeias, em que a junção canal e pedestres é muito comum e embeleza o ambiente urbano, com investimento em paisagismo. A Prefeitura pretende divulgar o projeto quando este estiver concluído.