Pular para o conteúdo
Search

Moradores do Peró denunciam podas irregulares de árvores

Cortes excessivos teriam ocasionado a morte de várias espécies de árvores, prejudicando a arborização do bairro de Cabo Frio

O bairro do Peró, em Cabo Frio, vem sofrendo, com a poda excessiva das árvores. A afirmação é feita por moradores. A ação em alguns locais, autorizada pela Secretaria de Meio Ambiente, condenou espécies, prejudicando a arborização do bairro. Eles também questionam o plantio sem manutenção na orla da praia, o que resultou na perda dessas mudas.

A poda ou supressão de árvores só pode ser feita com autorização prévia da Secretaria de Meio Ambiente.

Um plano de arborização para a localidade é reivindicação antiga dos moradores, que têm observado o plantio sem orientação técnica, sendo feito condomínios, comerciantes e até donos de casas de veraneio ou que não participam das discussões da associação de bairro. Na Avenida dos Pescadores e na Rua do Moinho, entre outras, os troncos de árvores chamam a atenção pela aparência.

No Pontal do Peró, o reflorestamento de áreas degradadas (muitas invadidas pelo capim colonião) está sendo feito por moradores e ambientalistas, com mudas doadas pelo Horto Municipal.

Com profundo conhecimento em arborização urbana, o engenheiro florestal Nestor Prado Júnior, que já atuou na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e no INEA, analisou três fotografias de árvores podadas no Peró. Não gostou do que viu:

“Realmente foi uma poda radical. Isso compromete a atividade fotossintética (as raízes das plantas absorvem água e sais minerais e as folhas absorvem luz do sol e gás carbônico, um gás presente no ar. Todos esses componentes são então combinados e geram a glicose, o alimento das plantas) e consequentemente a regeneração das mesmas. Estes cortes também favorecem a ação de fungos, podendo acarretar o apodrecimento do tronco” advertiu Nestor, atual Secretário de Meio Ambiente de Rio das Ostras.

A Prensa entrou em contato com a Prefeitura de Cabo Frio, mas até o momento, não tivemos retorno.

Reunião recente

Em recente reunião com o chefe do Parque Estadual da Costa do Sol, Ranieri Ribeiro, moradores e ambientalistas o alertaram sobre a invasão de plantas exóticas, especialmente leucenas e piteiras (agaves americanas) em áreas do parque e fora dele, neste caso sob controle da prefeitura. Estas espécies têm expansão acelerada e comprometem a vegetação natural.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.