Pular para o conteúdo
Search

Moradores do bairro Arpoador da Rasa em Búzios terão apoio da Prefeitura para participar do programa de regularização fundiária

A equipe da Secretaria do ambiente e Urbanismo percorrerá a localidade para realizar o cadastro durante a próxima semana.

Os moradores do bairro Arpoador da Rasa em Búzios vão contar com o apoio do governo municipal para participar do programa de regularização fundiária na localidade. Isso porque a Secretaria do Ambiente e Urbanismo vai promoveruma reunião, nesta sexta-feira (26), para explicar sobre como dar entrada no processo de Regularização Fundiária Urbana (REURB), além de realizar o cadastro socioeconômico do município. O encontro será às 19h, na rua Antônio Batista, nº 132 (House 132).

Na primeira fase serão contemplados os moradores das ruas Antônio Batista; Gavião Peixoto, em alguns trcehos e da rua do Condono. A equipe da REURB percorrerá a localidade para realizar o cadastro durante a próxima semana.

Para realizar o cadastro, os moradores das ruas contempladas precisarão apresentar cópias de RG, CPF do titular do imóvel, certidão de casamento (se houver), comprovante de residência emitido nos últimos 6 meses (água, luz, telefone), IPTU atualizado (se houver), documento que comprove a titularidade do imóvel (contrato de compra e venda ou recibo, entre outros) e preenchimento de formulário padrão.

O programa municipal REURB teve início em 2021 e inicialmente contemplou 87 famílias das ruas Dr. Eduardo José Lima Filho e parte da Rua Deocleciano José da Silva no bairro de São José. No bairro de José Gonçalves, mais de 400 famílias foram cadastradas.

SOBRE A REURB

O programa é um procedimento instituído pela Lei federal n° 13.465/2017 com o objetivo de assegurar vários direitos aos moradores dos bairros que foram ocupados de forma informal ou irregular, assegurado o direito até o título de propriedade (RGI), com a regularização fundiária vários benefícios serão assegurados aos moradores. Entre eles estão:

-Direito ao título de propriedade (RGI) segurança jurídica para as famílias que antes só tinham a posse da sua casa.

-Direito a transmitir de forma legal (Doação) para seus familiares.

-Direito a obter empréstimo bancário tendo como garantia a sua casa legalizada.

-Valorização do patrimônio das famílias beneficiadas.

-Reconhecimento pelo poder público da Legalização da sua casa dentro do bairro com identificação das Ruas, Quadras e lotes.

-Levando infraestrutura para a região que está sendo regularizada como água, luz e outros.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.