Mais uma vez moradores e visitantes que frequentam a Praia do Pontal, no distrito de Tamoios, em Cabo Frio, estão indignados com o abuso de comerciantes locais. Os mesmos estão ocupando a Praça pública com mesas e cadeiras particulares, que impedem o acesso da população.
A moradora Glauciane conta que as crianças se quer podem brincar na pracinha; Já que o espaço está tomado por mesas e cadeiras. “Teve um feriado que tinha até carro estacionado em cima da Praça. Eles acham que são os donos do lugar”, lamentou.
E de fato, o problema é recorrente; Simone também é moradora das proximidades e afirma que as mesas e cadeiras tomam toda a parte coberta da Praça, que deveria ser um espaço de lazer para a população.
Por meio de nota, a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade informou que esses comerciantes já foram notificados, e caso não se adéqüem às normas, serão multados.
Outro problema que é identificado com frequencia na localidade são os ambulantes irregulares, que costumam vir de outras cidades para vender seus produtos sem autorização. para combater essa pratica, uma operação foi realizada neste fim de semana.
De acordo com a Prefeitura, além dos ambulantes irregulares, foram flagrados furtos de energia elétrica dos postes da localidade.
O superintendente de Posturas de Tamoios, Lindson Wagner, informou que foram tomadas as devidas medidas necessárias para combater as ações irregulares.
“Todo mundo que foi flagrado cometendo irregularidades foi notificado para, de forma imediata, suspender as atividades, sob pena de ter a mercadoria apreendida. No caso da ligação clandestina de energia elétrica, apreendemos os fios, que estavam causando sérios riscos aos frequentadores, e já na segunda-feira vamos encaminhar ofício à Enel solicitando fiscalização no local”, explicou.
Ainda de acordo com o superintende, ações como esta serão recorrentes durante toda a alta temporada, principalmente, no período do Carnaval. Para isso, mais agentes atuarão na localidade e também será disponibilizado um deposito para armazenar mercadorias apreendidas.
“Vamos intensificar a operação não só agora, mas também no carnaval, para garantir que a praia seja, realmente, para o morador e para o turista que desejam se divertir. E vamos combater a ação de todos os ambulantes que não tenham autorização, principalmente aqueles que vêm de fora, e que não respeitam as regras da praia como, por exemplo, proibição de garrafas de vidro na orla”, alertou Lindson.