Pular para o conteúdo
Search

Moradores de Rio das Ostras reivindicam redução no IPTU e saneamento básico

Moradores de Rio das Ostras fazem, desde as 16h, desta sexta-feira (6) uma manifestação em frente da prefeitura de Rio das Ostras, reivindicando melhorias para a cidade. Reivindicando melhorias no saneamento básico da cidade e reduções no IPTU, moradores de vários bairros se reuniram que fundaram o Movimento Abraça Rio das Ostras (MARO). O movimento é uma reunião de diversos bairros do município que se sentem prejudicados pelo descaso do município e exigem melhores condições de vida.

Cerca de 100 pessoas se reuniram em frente a Prefeitura com cartazes, panfletos, megafones e diversos baldes de lama que, segundo os moradores, teriam sido retirados das ruas sem calçamento do município.
Para que estes problemas sejam resolvidos, a organização espera que o prefeito apresente aos moradores o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), exigido pela lei federal do Saneamento

Além disso, os moradores pedem que a prefeitura reveja os valores do IPTU reduzindo-os aos valores compatíveis com a inflação, uma vez que o aumento de 100% é incompatível com os investimentos feitos na cidade e com o momento de crise econômica que a região vem vivenciando.
Assim que a população começou a se manifestar pacificamente a Polícia Militar se reuniu em frente ao portão da Prefeitura para impedir a possível entrada de qualquer manifestante.
A integrante da comissão fundadora do Movimento Abraça Rio das Ostras e presidente da associação de moradores do bairro Enseada das Gaivotas, Angela Carvalho, conta que desde que chegou a Rio das Ostras, há 11 anos, o lugar onde mora está da mesma forma.

“É como estivéssemos parado no tempo. Rio das Ostras cresceu de várias formas. Mas em Enseada o mato continua alto, as ruas continuam sem asfalto, continuamos sem água da CEDAE e esgoto. Igual há 10 anos. Onde foi gasto todo aquele dinheiro? Porque tivemos um aumento de 100% no IPTU? Estamos pagando o dobro do que pagávamos. Que melhorias tivemos? Nenhuma”, afirma a presidente da associação de moradores do bairro Enseada das Gaivotas.

Outro integrante do Movimento Abraça Rio das Ostras, Alex Rangel, explica que o movimento surgiu para a união e reivindicação de avanços para os bairros do Setor O do município que compreende os bairros: Mar y Lago, Terra Firme, Reduto da Paz, Verdes Mares, Enseada das Gaivotas, Floresta, Praia Mar, Bosque da Areia.

“Mas outros bairros começaram a ver que estávamos conseguindo um bom número de pessoas e se uniram a nós. Ainda não temos representantes de todos os bairros aqui. Mas já é um começo. Acredito que conseguiremos nossas principais bandeiras: saneamento básico e redução no IPTU”, comentou o Alex.

De acordo com números apurados pelo movimento, “a cidade possui 141 mil habitantes e, sendo que 75% deles não tem saneamento básico em suas casas (água e esgoto) ”.

Segundo os moradores presentes no protesto, como o prefeito Carlos Augusto não os recebeu, nem desceu para ouvir as demandas da população, mais uma manifestação seria feita. Desta vez no dia 10 abril, próxima terça-feira, às 9h. Neste mesmo dia é comemorado a emancipação político-administrativa de Rio das Ostras.

Visão do município
Segundo o secretário de Segurança Pública de Rio das Ostras, Tenente Coronel PM Eduardo, os manifestantes fizeram uma manifestação há um mês atrás e conseguiram uma reunião com o prefeito, porém a mesma comissão deveria se reunir novamente com ele nesta sexta, o que, segundo ele, escolheram não fazer.
“É dessa forma que é feita a democracia. Mas eles preferiam aumentar o número de pessoas da comissão e tornar impossível o prefeito recebe-los. Ele está aberto ao diálogo. Mas eles não querem isso. Querem baderna e confusão”, afirmou o secretário.

Resposta do Movimento Abraça Rio das Ostras (Atualização 09/04/2018).

Em resposta secretário de Segurança Pública de Rio das Ostras, Tenente Coronel PM Eduardo, o Movimento Abraça Rio das Ostras enviou ao Prensa de Babel uma nota sobre as afirmações do secretário. Confira a nota na íntegra: 

“O MARO é um movimento dos moradores dos bairros de Rio das Ostras sem nenhum cunho político, é um movimento ordeiro que foi criado por pessoas que não pregam nenhum tipo de violência e nenhum tipo de baderna, estamos aberto sim ao diálogo e não fomos a prefeitura para participar de uma reunião, fomos para buscar respostas por escrito das reivindicações que foram entregues no dia 02/03. Mas fomos recebidos pelo menos mesmo secretário Carlos Eduardo que nos tratou com indiferenças, falta de respeito e educação”. 

 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.