A prefeitura de Rio das Ostras divulgou na última sexta-feira (27) que está dando continuidade ao trabalho de manutenção e recuperação do sistema de iluminação pública do município. O órgão informa que em pouco mais de um mês, o município recuperou 40% do seu parque de iluminação. O que significa aproximadamente, 2.600 pontos de luz religados.
Localidades como Cidade Beira Mar, Praia do Cento, Jardim Bela Vista, Extensão do Bosque e Nova Cidade foram algumas das localidades atendidas. Porém, moradores da cidade comentam que não estão vendo essas melhorias.
Moradora do bairro Recreio em Rio das Ostras há 10 anos, Márcia Gomes conta que viu algumas trocas de lâmpadas no calçadão de Costazul, mas na localidade que mora não viu nenhuma mudança.
“Acredito que estão dando prioridade para os pontos turísticos e de maior circulação, mas eu tenho que voltar para a minha casa no escuro. Só na minha rua tem uns seis postes sem luz. É muito perigoso. Ainda mais com essas notícias de estupro que se houve falar”, comentou a moradora.
Segundo a prefeitura, atualmente, cinco equipes estão atuando nesta frente de trabalho e o atendimento chegou em oito localidades. Além da recuperação do parque de iluminação, a atual gestão da cidade estaria trabalhando na eficientização do parque de luz. Afim de manter o aumento de capacidade e intensidade de iluminação, com menor custo para o município.
De acordo com o Secretário de Manutenção de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas, Nilton Teixeira, em diversos pontos da cidade, como a Rodovia Amaral Peixoto e Orla de Costazul, as lâmpadas de vapor de sódio foram substituídas por luminárias com tecnologia de led.
“Com essa tecnologia temos um consumo significativo aos cofres públicos. Se mantivermos o trabalho neste ritmo, a expectativa é que até o final de dezembro o serviço esteja normalizado em toda a cidade”, destacou.
O morador do bairro rural Cantagalo, José Victor Moreira, também critica essa supostas melhorias divulgadas pela prefeitura. “Até agora não vi nenhuma lâmpada sequer ser trocada aqui em Cantagalo. Até mesmo na praça principal do bairro tem poste sem luz. Esses reparos vão demorar a chegar no final da Estrada da Califórnia onde eu moro. Tenho brincado com a minha esposa que temos que esperar sentado pra algo acontecer aqui pelo bairro”, brincou o agricultor.
Já a professora e moradora do bairro Cidade Praiana, Luana Vieira, diz que viu algumas lâmpadas serem trocadas na rua Santa Catarina e na alameda do Canal, algumas das vias principais do bairro. “Moro perto da Estrada Velha de Rio Dourado e aqui não vi nenhuma mudança não. Mas só de se poder andar pelo bairro e ele estar mais iluminado já é uma grande coisa”, comentou.
Licitação e planejamento
A prefeitura informa que a finalização do processo licitatório para a recuperação do parque de iluminação pública de Rio das Ostras se deu há aproximadamente um mês. Segundo o órgão, o município apresentava uma defasagem de mais de seis mil pontos de luz com problemas. Ou seja, a cidade praticamente toda apagada.
O trabalho começou a ser executado com um planejamento estratégico. Primeiramente, as equipes fizeram uma vistoria no sistema, em todas as caixas de comando, responsáveis pelo acionamento das lâmpadas. A troca de lâmpadas queimadas ou com defeito começou a ser executada após a verificação de todo o sistema.
O contrato da empresa responsável pela manutenção prevê ainda a vistoria em aproximadamente 22 mil pontos de iluminação no Município.
https://prensadebabel.com.br/index.php/2017/10/17/procon-de-rio-das-ostras-instaura-processo-administrativo-contra-enel/
Texto jornalistico assinado. Propriedade do Prensa de Babel. Pode ser republicado com citação do autor e veiculo