A cidade de Búzios, apesar de ser divulgada como cartão postal brasileiro, para os moradores os problemas do cotidiano são muito frequentes, e uma nova situação tem provocado medo aos transeuntes das principais vias do município: fios de alta tensão soltos pelas ruas. Após a morte de um porteiro na capital carioca, causada por choque elétrico ao encostar em um poste da cidade, os moradores de Búzios têm se preocupado cada dia mais com o caso.
Com inúmeras reclamações, os habitantes da cidade caminham nas ruas desviando dos cabos. Nas ruas, nas calçadas e até mesmo na entrada de comércios, residências e estacionamentos. A indignação aumenta cada dia mais. Segundo relatos, já foram inúmeras as tentativas de entrar em contato com a ENEL – empresa responsável pela distribuição de energia da cidade, e com a Prefeitura de Búzios para questionar a falta de gestão.
Infelizmente, os moradores não conseguem visualizar uma solução. A reportagem da Prensa tentou contato com ambos os responsáveis, e também não obteve resposta satisfatórias.
Enel lava as mãos
Segundo a ENEL, os cabos são responsabilidade das empresas de telecomunicação e, além de enviar uma notificação – que alegam já terem feito – não podem fazer mais nada a respeito.
Prefeitura sem resultados concretos
Em relação a Prefeitura, a equipe foi informada de uma reunião realizada na tarde do dia 21 para o debate da questão. Segundo os representantes, o encontro entre o setor de Defesa Civil e das operadoras de telecomunicações atuantes na cidade e teria ficado acordado um mutirão para a retirada dos fios pendurados no trecho da Avenida José Ribeiro Dantas, mas nenhuma data foi informada.
Em ambos os casos, informações evasivas e nenhuma ação efetiva com moradores aguardando por medidas concretas para a resolução do problema.