Protestos e mais protestos estão se tornando comum em cidades do interior do Rio de Janeiro. Em Búzios, a população do bairro da Rasa fechou a Estrada José Bento Ribeiro Dantas por quase 3 horas. Segundo eles, boa parte dos moradores do local perdeu o direito a saúde pública no município. A informação é que a prefeitura diz que a área pertence a Cabo Frio, e cortou o atendimento.
“Conversei com pessoas presentes, incluindo idosos, gestantes, mães que têm crianças doentes, seguindo tratamento, pessoas que votaram em Búzios, repentinamente perderam seu direito ao atendimento em seu bairro e são orientadas a irem a Cabo Frio. Só que lá eles se recusam a atender, pois não estão preparados para tanta gente de repente. Uma situação absurda, que é considerada crime, já que a população não foi avisada, ficando sem acesso a saúde pública”, revela um morador.
Nesta quinta-feira (22) terá votação para aprovação de verba para o prefeito, na Câmara. Manifestantes estão organizando um protesto em frente a Casa Legislativa, às 10h. “Ficou combinado que se nada acontecer amanhã (quinta-feira), faremos uma manifestação na frente da casa do prefeito”, disse um dos manifestantes.
Segundo moradores, do posto de urgência até a rua 22 todos estão sendo avisados que não poderão ser atendidos. As ruas 13, 14, 15, 16, 18, 22, 24, 30, 31, 32 e Otacílio Gonçalves e o pessoal do bairro Jaqueira. Esse bairro fica entre o Postinho e a rua 22. A prefeitura alega que a linha imaginária que divide o município está ao lado do posto. Dividindo Búzios com Cabo Frio.
A Polícia Militar esteve no local junto com os Bombeiros e a Guarda Municipal. PM agiu sem truculência, foi resolvido no diálogo com a população.
A redação do Prensa entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Armações dos Búzios e até o fechamento da matéria não obteve resposta.