Casos confirmados da doença já superam todo o mês de dezembro
A similaridade dos sintomas da Covid-19 com os da gripe torna mais difícil a identificação e somente os testes podem eliminar o diagnóstico. Mas moradores de Búzios relataram à Prensa que procuraram fazer o teste na rede municipal de saúde e não conseguiram e denunciam negligência nas testagens.
Um dos relatos é de um homem que foi com a mulher, o sogro, a sogra e um bebê de quatro meses na terça-feira (4) até a tenda de campanha, ao lado do Hospital Municipal Rodolpho Perissé, para atendimento. Eles tinham sintomas de febre, dor no corpo e coriza. Todos passaram pelo médico, que perguntou o que tinham, deu os remédios e pediu para voltar, se os sintomas persistissem por mais três dias, mas não fez os testes.
Como outras duas pessoas da família, que passaram o Réveillon com eles, testaram positivo, acharam melhor se deslocar até Cabo Frio para fazer a testagem. O resultado foi que todos deram positivo para a Covid-19.
“Ficamos duas horas esperando no hospital de Búzios, fomos liberados e estamos com Covid. Imagina quantas pessoas estão passando pelo mesmo problema sendo liberadas e mandando aguardar?”, indagou o morador.
Procurado pela Prensa, o secretário de Saúde de Búzios, Leonidas Heringe, disse que a prescrição dos testes segue conduta médica após avaliação do quadro de cada paciente, e garantiu que há disponibilidade de testes na rede municipal, mas não informou a quantidade.
A Prefeitura de Búzios divulgou nesta quarta-feira (5) o informativo atualizado de casos de Covid-19 na cidade. Segundo o levantamento da Vigilância Epidemiológica, 18 pessoas testaram positivo para a doença nos primeiros dias de janeiro, número que ultrapassou todo o mês de dezembro, quando foram contabilizados apenas 6 casos confirmados. Ainda de acordo com o município, duas pessoas estão internadas e 22 em isolamento domiciliar. O número de atendimento em unidades hospitalares de 1º a 4 de janeiro foi de 754, a maioria dos casos provocados pelo surto de gripe.
Quanto ao aumento de casos confirmados, o secretário de Saúde disse que isso era esperado com esse período das festas de Réveillon, mas que os casos têm apresentando sintomatologia mais branda, sem complicações.
O município contabiliza 6.613 casos confirmados desde o início da pandemia e 73 mortes pela doença. O número de atendimento até o momento é de 38.510 pessoas.