Pular para o conteúdo
Search

Moradores de Búzios denunciam negligência nas testagens para Covid-19

Pessoas do balneário fizeram a testagem em Cabo Frio. Foto divulgação

Casos confirmados da doença já superam todo o mês de dezembro

A similaridade dos sintomas da Covid-19 com os da gripe torna mais difícil a identificação e somente os testes podem eliminar o diagnóstico. Mas moradores de Búzios relataram à Prensa que procuraram fazer o teste na rede municipal de saúde e não conseguiram e denunciam negligência nas testagens.

Um dos relatos é de um homem que foi com a mulher, o sogro, a sogra e um bebê de quatro meses na terça-feira (4) até a tenda de campanha, ao lado do Hospital Municipal Rodolpho Perissé, para atendimento. Eles tinham sintomas de febre, dor no corpo e coriza. Todos passaram pelo médico, que perguntou o que tinham, deu os remédios e pediu para voltar, se os sintomas persistissem por mais três dias, mas não fez os testes.

Como outras duas pessoas da família, que passaram o Réveillon com eles, testaram positivo, acharam melhor se deslocar até Cabo Frio para fazer a testagem. O resultado foi que todos deram positivo para a Covid-19.

“Ficamos duas horas esperando no hospital de Búzios, fomos liberados e estamos com Covid. Imagina quantas pessoas estão passando pelo mesmo problema sendo liberadas e mandando aguardar?”, indagou o morador.

Procurado pela Prensa, o secretário de Saúde de Búzios, Leonidas Heringe, disse que a prescrição dos testes segue conduta médica após avaliação do quadro de cada paciente, e garantiu que há disponibilidade de testes na rede municipal, mas não informou a quantidade.  

A Prefeitura de Búzios divulgou nesta quarta-feira (5) o informativo atualizado de casos de Covid-19 na cidade. Segundo o levantamento da Vigilância Epidemiológica, 18 pessoas testaram positivo para a doença nos primeiros dias de janeiro, número que ultrapassou todo o mês de dezembro, quando foram contabilizados apenas 6 casos confirmados. Ainda de acordo com o município, duas pessoas estão internadas e 22 em isolamento domiciliar. O número de atendimento em unidades hospitalares de 1º a 4 de janeiro foi de 754, a maioria dos casos provocados pelo surto de gripe. 

Quanto ao aumento de casos confirmados, o secretário de Saúde disse que isso era esperado com esse período das festas de Réveillon, mas que os casos têm apresentando sintomatologia mais branda, sem complicações.

O município contabiliza 6.613 casos confirmados desde o início da pandemia e 73 mortes pela doença. O número de atendimento até o momento é de 38.510 pessoas.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.