Moradores de diferentes bairros em Búzios estão preocupados com possíveis criadouros de larvas do mosquito Aedes aegypti pelas ruas e terrenos da cidade.
Leitores da Prensa enviaram fotos de poças e áreas com acúmulo de água, condições propícias para a proliferação das larvas desse mosquito que é transmissor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika.
Um morador do canto esquerdo de Tucuns compartilhou sua apreensão com a situação.
“Moro no canto esquerdo de Tucuns e o cenário é esse. As poças d’água são evidentes, e isso me preocupa muito. Precisamos de ações urgentes. Espero que as autoridades possam tomar medidas eficazes o quanto antes”, declarou o morador.
Em resposta às preocupações da população, a Prefeitura de Búzios emitiu uma nota informando que no ano passado Búzios registrou somente dois casos confirmados de dengue, sem ocorrência de mortes relacionadas a arboviroses. Esclareceu ainda que o município foi classificado como baixo risco de contaminação no mesmo período. A gestão municipal disse ainda que está realizando o Levantamento Rápido do Aedes Aegypti (LIRA) para obter dados sobre a presença do vetor neste mês.
Por fim, a Prefeitura destacou as ações em andamento para o controle da situação, incluindo a eliminação de criadouros, aplicação de larvicidas e orientação à população sobre medidas preventivas. Estratégias de educação em saúde, campanhas de conscientização e o reforço da importância da participação comunitária no combate ao mosquito também foram pontuados na resposta.
“Reiteramos nosso compromisso em garantir a saúde e bem-estar da população, e continuaremos a trabalhar de maneira proativa para manter Búzios em situação de baixo risco, contando com a colaboração de todos os munícipes,” concluiu a nota.