Acontecer nesta terça-feira (27) a votação do projeto de veto do governador pezão ao projeto que visa reanexar o bairro Maria Joaquina, hoje no território de Cabo Frio, ao município de Búzios.
Moradores do bairro e simpatizantes da causa estão indo em comitiva para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de janeiro (ALERJ), onde pretendem exercer pressão sobre os deputados para que apoiem a reanexarão.
A Câmara de Vereadores de Búzios informou, em nota, que não haverá sessão ordinária nesta terça porque os membros da Casa também irão a ALERJ para acompanhar a votação.
A Maria Joaquina faz parte da grande região da Rasa, e ficou separada do município de Búzios após a emancipação, em que a linha imaginária que divide os municípios não respeitou limites naturais, por interesses econômicos ligados aos royalties do petróleo. O que causou diversos problemas sociais aos moradores daquela localidade que sempre se sentiram desassistidos do município de Cabo Frio e pertencentes, mesmo que não oficialmente, a Búzios.
O Prensa acompanha a a luta dos moradores de Maria Joaquina desde sua fundação em novembro de 2016.
https://prensadebabel.com.br/index.php/2016/11/05/chega-de-ser-esquecida-por-cabo-frio-maria-joaquina-quer-voltar-a-ser-buzios/