Após à Prensa de Babel relatar que moradores de Búzios vêm se queixando sobre o desligamento dos painéis eletrônicos de controle de velocidade na Reta da Marina e em São José — considerados trechos críticos para o tráfego local — a Prefeitura informou que a responsabilidade pela situação é do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ).
Em nota oficial enviada àreportagem da Prensa, na manhã desta quarta-feira (21), o DER informou que está em curso o processo de licitação para instalação de novos radares nas rodovias do estado. “Está em curso o processo de licitação para instalação de novos radares em todo Estado.
O DER esclarece que será mantida a sinalização nos trechos para alertar e reforçar que os limites de velocidade permanecem e devem ser respeitados, até que novos e modernos equipamentos sejam implantados nos locais. Encaminhamos o presente para ciência e adoção das providências cabíveis”, informou a Chefia de Gabinete da Presidência da Fundação Departamento de Estradas de Rodagem – DER-RJ.
De acordo com relatos enviados à Prensa, pelos leitores, os radares desligados aumentam a sensação de insegurança, especialmente em vias como a RJ-106, RJ-104 e RJ-124, onde há incertezas sobre os limites de velocidade. A Prefeitura de Búzios confirmou, por meio da assessoria de imprensa, que está ciente dos desligamentos, mas reforçou que a competência pela manutenção e operação dos equipamentos é do governo estadual, através do DER. A Reta da Marina e São José são conhecidos pela concentração de acidentes de trânsito, o que aumenta a preocupação dos moradores com o atual cenário.