Moradores da Maria Joaquina aguardam, após solicitação expedida no dia 13 de Dezembro de 2018 pelo Vereador Rafael Peçanha à Câmara Municipal de Cabo Frio, que os serviços de entregas de correspondências sejam normalizados e efetuados pela Prefeitura do Município.
Por iniciativa do Vereador Rafael Peçanha, a solicitação foi feita aos Poderes Legislativo e Executivo do município, recomendando a elaboração de um estudo jurídico e a tomada urgente de providências para a prestação dos serviços dos Correios no bairro. O serviço estava sendo desempenhado pela Associação de Moradores e estava prestes a parar devido a dificuldades financeiras, já que os representantes precisavam se deslocar mais de 30 quilômetros para ter acesso ao serviço, segundo motivação da solicitação do Vereador.
Flávio Campanha, Presidente da Associação de Moradores da Maria Joaquina conta que o problema é antigo e só estava sendo mantido graças à colaboração financeira dos associados: “O bairro hoje tem, suprido pela associação, o serviço dos Correios. Eu como presidente vou ao bairro vizinho, no Cruzeiro, pego todas as correspondências. A agência dos correios do município de Búzios solicitamente ainda recebe nossas correspondências, que vêm direto do Centro de Distribuição (CDD), em São Cristóvão, Cabo Frio”.
As dificuldades em manter o serviço aumentaram pois, segundo Flávio, a sede da associação precisava se manter aberta diariamente para receber as correspondências, além dos gastos em gasolina para buscá-las da sede dos Correios até a Maria Joaquina.
“Destinamos parte das nossas verbas ao aluguel da sede da associação. Há conosco uma jovem que trabalha como jovem aprendiz que recebe uma ajuda de custo nossa, também paga através das contribuições. Somos 55 associados cadastrados e apenas 50% podem nos ajudar com a quantia de 10 reais mensais. Nem sempre coseguimos arrecadar o necessário e acabamos precisando de que alguns amigos contribuam com um valor maior” relata Flávio.
No ano passado, representantes da associação se reuniram com uma comissão de Vereadores de Cabo Frio, num total de seis vereadores, que visitaram o bairro e ouviram as reivindicações dos moradores: “Essa foi a dificuldade que apresentei aos Vereadores e ao Prefeito de Cabo Frio, não temos mais fôlego financeiro para manter esse serviço dos correios, e caso acabasse, a população de Maria Joaquina teria que se deslocar até São Cristóvão para pegar suas correspondências” explica.
“Nosso bairro tem muitas dificuldades, por estar geograficamente dentro do município de Búzios, e pertencer ao município de Cabo Frio. A Prefeitura de Cabo Frio não dá a devida atenção ao bairro, infelizmente. Já estivemos reunidos com o Prefeito, Dr. Adriano umas quatro vezes, fazendo as mesmas solicitações” completa Flávio.
Rafael Peçanha, Vereador que realizou a solicitação em caráter de urgência ao governo de Cabo Frio, comentou a situação: “A disputa entre Cabo Frio e Búzios por Maria Joaquina é antiga, e Cabo Frio tem um histórico de culpa com o bairro, já que a cidade sempre lutou pra ter o bairro em seus domínios. Os governos de Cabo Frio sempre foram interessados no repasse de royalties devidos, mas nunca lutaram para que os moradores tivessem serviços públicos de qualidade. Essa contradição se arrasta há anos, e prejudica a população local” defende o Vereador.
“A gente recebeu essa demanda dos moradores, que consideravam cessar o serviço dos correios no bairro. A associação faz a intermediação entre a empresa pública e a população. Fizemos um apelo à Prefeitura e ao Legislativo para que, de alguma forma, esse serviço permanecesse, não parasse” continua Rafael.
“Nada na Maria Joaquina funciona do jeito que deveria, por incompetência do Poder Público. Não funciona a saúde, nem a educação, nem a limpeza. Se a entrega de correspondências fosse interrompida, seria um caos total. Estive junto a outros vereadores visitando o bairro no ano passado e esperamos que haja uma solução não só para essa demanda dos correios, mas para todas as necessidades importantes para a vida da população do bairro” conclui.
.