De acordo com a Lei Ordinária nº 764 de 22 de Dezembro de 2009 do município de Búzios, Art. 9º., é proibida a exploração comercial de atividades náuticas com jet ski nas praias da cidade.
Um morador de Búzios denunciou à redação da Prensa o uso frequente de aluguel de jet ski na praia da Ferradura. Segundo ele, as motos-aquáticas circulam a menos de 200 metros na faixa de areia, o que não é permitido e que pode trazer riscos aos banhistas.
Outro problema, segundo o morador, são os veículos que entram na praia para colocar e retirar os jet skis da água. E, com isso, acabam deixando as reboques dos veículos na área de vegetação nativa, que não é estacionamento.
De acordo com a Lei Ordinária nº 764 de 22 de Dezembro de 2009 do município de Búzios, Art. 9º. “A exploração comercial de atividades náuticas com jet ski não poderá ser realizada nas Praias: Geribá, Ferradura, Ferradurinha, Forno, Brava, João Fernandes, João Fernandinho, Tartaruga, Azeda, Azedinha e Dos Ossos.“, tendo ressalva no parágrafo único:
“Ficam os portadores de autorização para as atividades comerciais previstas no caput deste artigo obrigados a:
a) pintar os jet skis de VERMELHO FLUORESCENTE;
b) possuir equipamento que não ultrapassem a potência de 600cc ou 45 HPs.”
Segundo os registros dos moradores, a cor dos jet skis não são vermelhas, ferindo, assim, novamente a lei do município.
A Prensa entrou em contato com a Prefeitura e até o momento da publicação desta reportagem não teve resposta.
Moradores e turistas podem fazer denúncias à nossa redação através do número de WhatsApp (22) 99287-8832.