Tudo começou com febre, dores de cabeça, dores no corpo, na barriga, até que manchas vermelhas apareceram, o que comprovou o diagnóstico de Leucemia Mieolomonocítica Juvenil (LMMJ) no garoto Lucas Naves, de apenas seis anos de idade, morador de Macaé. Os primeiros sintomas, segundo a mãe Vanessa Naves, começaram a surgir no início da quarentena. A leucemia de Lucas é um tipo raro de câncer infantil.
Numa corrida contra o tempo, os pais de Lucas, Vanessa e Davidson Neves, iniciaram uma campanha nas redes sociais para que um doador compatível seja encontrado e o Lucas possa fazer o transplante de medula óssea. Ele está internado num hospital particular em São Paulo, onde segundo a mãe, ficará até que o transplante seja feito. No perfil criado no instagram @lucascontraleucemia, fotos mostram um garoto lindo e que luta pela vida. A mãe explicou que o filho já esteve internado no Rio de Janeiro, mas que agora toda etapa do tratamento até o transplante, será feita em São Paulo. A mãe Vanessa explicou que a campanha em prol do Lucas não está direcionada a arrecadação de doações financeiras, mas sim de atualizações e cadastros de pessoas no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). “O procedimento é rápido e simples. Com uma doação rápida de sangue, coletado do braço, é possível fazer a atualização e o cadastro no banco de medula. A doença não tem cura por meio de outros processos, como a quimioterapia, somente com o transplante. Eu sei que estamos numa época complicada devido ao coronavírus, mas as outras doenças, como o câncer, infelizmente, existem e precisam ser tratadas. E o Lucas precisa do transplante de medula óssea”, ressaltou a mãe. A campanha em prol do Lucas está sendo feita em todo o país, em hemocentros e INCAS (Instituto Nacional do Câncer) e, felizmente, já está surtindo resultado. Nessa semana, o jogador do Flamengo, Gabigol, gravou um vídeo pedindo que as pessoas compareçam a hemocentros e Incas do Rio de Janeiro ou de qualquer lugar do Brasil, para ajudar o Lucas a viver (veja vídeo no link https://youtu.be/-4LsGNReEsM)
Atualmente, segundo Vanessa, o estado de saúde de Lucas é estável, já que ele está fazendo quimioterapia. “Eu queria chamar a atenção de pais. A qualquer sinal do seu filho apresentar qualquer sintoma, desde febre a dores de cabeça ou no corpo, procurem atendimento médico. Mesmo com a todas as medidas de prevenção que estamos tomando, corram ao médico. Está sendo uma corrida contra o tempo. Achamos que não era nada e o Lucas está com leucemia e agora precisa de um doador para fazer o transplante de medula óssea”.
Sobre a doença
A doença de Lucas Naves, segundo a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, é muito rara, pois não é nem aguda e nem crônica. A doença de Lucas, a LMMJ, corresponde entre 2% e 3% de todas as leucemias em crianças, e em cerca de 95% dos casos, apresenta-se abaixo dos dois anos de idade.
É agressiva e os sintomas podem incluir palidez, febre, tosse, dificuldade para respirar, lesões de pele, sangramentos e aumento do baço e do fígado. Atualmente, o único tratamento que possibilita a cura ao paciente é o transplante de medula óssea.