Projeto exibiu na prática como funciona o programa social no município
O programa Renda Básica de Cidadania, criado em 2013 pela prefeitura de Maricá, se tornou destaque em um programa exibido pela TV Portuguesa RTP1. O documentário “Planeta A” foi transmitido na última segunda-feira (9). Pioneira no país, a moeda social Mumbuca auxilia e aquece o comércio local, assim, as ações chamaram atenção da produção internacional que gravou toda a prática de como funciona o programa social.
O ator e apresentador do programa, João Reis, andou pelas ruas de Maricá para exibir como é no dia a dia essa moeda. E a história em destaque foi da comerciante Jandira Reis, beneficiária da Renda Básica e Cidadania. Ela relatou a experiência a partir do recebimento do benefício. A produção gravou o episódio “Pobreza e Desigualdade Social”, no qual retrata sobre a moeda social em 2020.
Moeda social em Cabo Frio
O município é fonte de inspiração para outras cidades, entre elas Cabo Frio. A Moeda Social Itajuru começou no bairro Manoel Corrêa e expandiu em pouco tempo para os bairros Monte Alegre, Boca do Mato, Porto do Carro e adjacências. Os moradores recebem 200 Itajurus, o que equivale a R$200. Com a expansão para os outros bairros, a Prefeitura beneficia 1.000 famílias com a moeda social.
Moeda social em Iguaba Grande
Em Iguaba, o programa municipal de Transferência de Renda, Moeda Social Caboclinho foi apresentada para os secretários e vereadores do município na semana passada. O programa deve atender famílias do município que estejam em situação de vulnerabilidade social ou até miséria com a quantia de 120 Caboclinhos, o que equivale a 120 reais por mês.
A reunião de apresentação aconteceu no dia 11 de maio, com o intuito de mostrar aos secretários, vereadores e funcionários os objetivos do programa, a metodologia e os impactos sociais.
Para estar apto a receber a moeda social é necessário estar com o Cadastro Único atualizado há pelo menos dois anos; possuir uma renda mensal de até 50% do salário-mínimo nacional e residir no município de Iguaba Grande há três anos no mínimo. Ainda não há previsão para iniciar o programa.