A moeda Mumbuca de Maricá foi notícia nesta quarta-feira (21) no canal de TV chinês CGTN, que tem mais de 100 milhões de telespectadores. A emissora publicou uma reportagem mostrando os efeitos positivos na economia da cidade com a moeda social digital e o programa Renda Básica da Cidadania (RBC), implantado há dez anos.
A repórter Lucrecia Franco visitou a cidade na última sexta-feira (16/06) para conhecer o programa de transferência de renda do município, que beneficia atualmente 42.500 moradores de baixa renda com 200 mumbucas mensais (equivalente a 200 reais), reduzindo a desigualdade social. O programa visa garantir condições mínimas de sobrevivência e dignidade aos moradores, melhorando a qualidade de vida das famílias que vivem em situação de pobreza.
A reportagem mostrou ainda as belezas naturais do município, os ônibus vermelhinhos e as bicicletas compartilhadas, a sede do Banco Mumbuca, além dos comércios do Centro da cidade que aceitam a moeda social. O secretário de Economia Solidária, Adalton Mendonça, concedeu entrevista para a equipe de TV e falou sobre o programa RBC e os investimentos feitos pelo município com os recursos provenientes dos royalties do petróleo.
LEIA A MATÉRIA ORIGINAL E O VÍDEO AQUI.