Juros baixos, carência reduzida e longos períodos para pagamento serão os principais focos das medidas de crédito que serão aplicadas em Niterói
Quando um planejamento econômico municipal é bom e traz benefícios à população, ele rompe os limites do município e serve de inspiração para outras cidades. Maricá está na vanguarda nas questões de econômicas graças ao projeto Fomenta Maricá. A iniciativa é uma modelo de linhas de créditos emergenciais implementados pela Prefeitura e a Agência Estadual de Fomento do Rio de Janeiro (AgeRio). E também com a chancela da AgeRio, servirá de base para um projeto similar em Niterói.
De acordo com a Agência Estadual de Fomento do Rio de Janeiro (AgeRio), o projeto em Niterói está em fase de implementação, portanto, informações da política de crédito ainda não podem ser reveladas, mas devem ser similares as empregadas em Maricá. Segundo o órgão, a ideia é que se replique ideias de sucesso para que a agência ganhe capilaridade e para que Niterói possa atingir seus objetivos que são manter o índice de empregos e as empresas funcionando para que a economia não pare de girar.
Juros baixos, carência reduzida e longos períodos para pagamento serão os principais focos das medidas de crédito que serão aplicadas em Niterói.
Esse também é o grande diferencial do modelo desenvolvido em parceria entre Maricá e a AgeRio se dá nas condições para a liberação do crédito. Outras cidades que implementaram outros modelos encontraram dificuldades em compatibilizar as condições dos bancos e o momento vivido pela classe empresarial. Enquanto no país o percentual de empresas que consegue o crédito é de 20%, o modelo de Maricá vem atingindo um número superior a 75%. Ou seja, as empresas de fato estão conseguindo obter o crédito e ter bons êxitos na manutenção das empresas e dos empregos.